As regras básicas de gestão que todas as lojas devem seguir

Os últimos anos têm sido de desafio para o setor do comércio, sobretudo por força da crise económica. Mas de acordo com o site brasileiro UOL, algumas regras básicas de gestão podem ajudar o setor a enfrentar momentos menos bons.

Anderson Ozawa, consultor de prevenção de perdas e gestão de retalho, explica à publicação que na preparação do ano de 2016, as empresas devem dedicar-se ao planeamento, à gestão e à eficiência. “É muito importante que as empresas façam isso, para fortalecer o setor, gerar mais empregos e ampliar os lucros”, refere.

As mudanças, conta, ocorrerão principalmente na forma de pensar dos gestores e não tanto nos modelos de negócio. “Existe um modo de pensar que precisa de ser alterado para que o próximo ano decorra com o mínimo de impacto possível.”

Para isso, é importante seguir regras como estas:

1. Saia da zona de conforto

Segundo Ozawa, o retalho é um setor dinâmico, por isso, é importante observar os sinais e estar disposto a sair da zona de conforto. “Como noutros setores, é preciso estar atento aos indicadores, aos cenários e, principalmente, às projeções e expectativas de longo prazo”, refere o especialista.

2. Mude os processos

Para o consultor, “é importante deixar de fazer as coisas como sempre foram feitas para adotar novos métodos de trabalho e implantar rotinas de execução.”

3. Atraia colaboradores com vontade de se envolverem no negócio

O retalho deixou de ser uma opção de trabalho para passar a ser um objetivo de carreira, segundo o consultor. “É importante desenvolver, capacitar e valorizar as pessoas dentro do negócio. Dada a complexidade das operações –compras, logística, vendas, perdas, etc.–, o retalho precisa de pessoas envolvidas, remuneradas pelos resultados, em constante capacitação.”

4. Monitorize as operações

“Ter um negócio implica estabelecer ferramentas de gestão para controlar a execução das operações e, assim, obter o máximo de eficiência”, acrescenta. Muitos empreendedores e gestores ainda não perceberam que devem adotar um modelo de gestão como um dos elementos fundamentais para um negócio sustentável.

5. Conheça o seu cliente

Regra número 1: conheça bem o perfil dos seus clientes e potenciais clientes. “Existe uma quantidade enorme de informações que podem ser utilizadas. Assim, é possível desenvolver produtos melhores, atendimento personalizado, ambientes de loja e marketing mais assertivos, para que os clientes compreendam que a experiência de compra é única e deve ser repetida.”