Insolvências de empresas aumentam em janeiro

Insolvências de empresas aumentam em janeiro

As insolvências de empresas registaram um aumento de 1,8% em janeiro de 2018, com um total de 627 empresas insolventes. De acordo com o mais recente Iberinform da Crédito y Caución, o número total de empresas insolventes no primeiro mês do ano é superior ao valor registado nos últimos três anos em igual período.

O estudo revela também que as declarações insolventes requeridas diminuíram 17,3% e as apresentações à insolvência pelas próprias empresas (DIA) registaram uma redução de 12,3% relativamente a 2017.

De acordo com os dados, Lisboa e Porto são os distritos com o número de insolvências mais elevado, 152 e 140, respetivamente. Ainda assim, no primeiro mês do ano, Lisboa registou uma diminuição de 16,5% no número de insolvências e o Porto registou um aumento de 10,2% face ao período homólogo.

O Comércio de Veículos foi o setor com o maior aumento no número de empresas insolventes em janeiro, mais 38,9% do que em igual período de 2017. A seguir surgem os setores de Indústria Transformadora (mais 7,5%), Comércio a Retalho e por Grosso (mais 5,3% e 5,1% respetivamente) e Construção e Obras Públicas (aumento de 5,1%).

No que diz respeito a constituições de empresas, em janeiro registou-se um aumento de 15% face a 2017, com 5099 novas empresas constituídas. Lisboa é o distrito que apresenta o maior número de constituições de empresas, com 1758 novas empresas constituídas.

Gostou deste artigo?

Se pretende ler mais artigos sobre franchising, empreendedorismo e gestão, subscreva a nossa newsletter aqui