Solução para agricultura urbana vence Pitch Day do UPTEC

Solução para agricultura urbana vence Pitch Day do UPTEC

A Noocity Growbed, uma câmara de cultivo com um sistema de auto-rega integrado, venceu o Pitch Day da 6ª edição da Escola de Startups do UPTEC. A startup luso-brasileira criou uma solução que permite aos cidadãos urbanos cultivar alimentos, de forma sustentável, em plena cidade.

Durante a iniciativa, 30 empreendedores tiveram o desafio de apresentar as suas ideias de negócio em 180 segundos. O vencedor terá agora direito a incubação em regime cowork no UPTEC e acesso direto à ronda de investimento da Red Angels, com montantes até 50 mil euros.

O sistema criado pela Noocity garante uma autonomia até 3 semanas, diminui consideravelmente a evaporação, a frequência da rega e permite reter água das chuvas, ajudando a consumir 80% menos água que uma horta convencional, possibilitando quase o dobro da produtividade. Por ser modular, pode ser utilizada individualmente ou em conjunto, permitindo várias configurações de horta e adaptando-se a diferentes tipos de espaço.

No evento foram, também, atribuídas três menções honrosas: tecnológica, criativa e bio/mar. Na área tecnológica, o Quant-UX foi o selecionado, um software para desenvolvimento de design de interface gráfica, que se diferencia porque combina três fatores: design, testes e análise de dados. Na categoria das criativas, o Iguaneye reuniu as preferências. A startup criou um novo conceito de calçado: uma dupla pele protetora que cobre todas as partes do pé, permitindo caminhar confortavelmente em qualquer lugar – como se andasse descalço. Já na área bio/mar o júri selecionou o All in Surf, um sistema de aquisição de dados de navegação aquática aplicada ao Surf que permite medir e avaliar comportamentos físicos e biomecânicos do atleta.

As candidaturas para a próxima edição da Escola de Startups do UPTEC (www.escoladestartups.org), programa de mentoring e formação de três meses que visa acelerar ideias de negócio, abrirão em meados de março.

(Visited 32 times, 1 visits today)