Startup nacional que criou localizador de animais vence concurso da Google

Startup nacional que criou localizador de animais vence concurso da Google

A startup do Porto Findster, que criou um localizador para animais de estimação e que no início deste ano arrecadou um financiamento de 3 milhões de euros na plataforma de crowdfunding Kickstarter, acaba de vencer o primeiro lugar numa maratona de programação da Google.

A equipa composta por Paulo Fonseca e Eduardo Carvalho desenvolveu uma Accelerated Mobile Page (AMP) e venceu uma hackahton (maratona de programação) promovida pela Google, na Irlanda. Esta maratona de programação contou com a participação de 26 empresas de todo o mundo, mas foi a equipa portuguesa que arrecadou o primeiro lugar da competição por ter desenvolvido um site da Findster otimizado para um carregamento simplificado e mais rápido quando acedido através de dispositivos móveis.

Olga Nozal, gestora de UX Mobile da Google para Portugal e Espanha, explica que “a Findster foi eleita a vencedora do evento com uma página muito bem desenhada e completa que respondia a todos os critérios. Com uma AMP foram capazes de reduzir os tempos de carregamento em 57% e conseguiram fazer esse trabalho impressionante em apenas algumas horas”.

Criada em 2015 por Virgílio Bento, David Barroso e Paulo Fonseca, a Findster é uma startup que desenvolveu um sistema de localização de animais de estimação e que permite ao utilizador localizar o animal, em tempo real, através de uma aplicação para dispositivos móveis.