O inquérito Euromonitor International’s Voice of the Industry: Lifestyles destacou cinco tendências orientadas para o consumidor que têm maior influência nas estratégias e objetivos corporativos, especialmente para a recuperação e o crescimento – os mais importantes objetivos para cerca de dois terços dos profissionais inquiridos. Essas tendências de consumo, que foram divulgadas em comunicado do site, são:
De acordo com o relatório, face à mudança para o teletrabalho e a uma maior flexibilização do trabalho, causada pela pandemia, 68% considera que esta tendência vai ser permanente, resultando em novos hábitos diários e uma mudança para uma vida digital.
Mais de metade dos profissionais industriais espera que os consumidores gastem mais tempo em nova tecnologia nos próximos 12 meses. Além disso, 28% considera que os avanços tecnológicos são um dos mais importantes fatores no planeamento de estratégias.
É esperado que os consumidores nos próximos 12 meses sejam mais frugais nos seus gastos, com compras mais baseadas em valor e através de uma poupança consciente. O consumo vai estar focado na ideia de “comprar menos, mas melhor”.
48% dos inquiridos espera que os consumidores gastem mais em saúde nos próximos 12 meses.
Cerca de metade dos profissionais inquiridos considera que os consumidores possuem agora expetativas maiores quanto a experiências personalizadas.
Se pretende ler mais artigos sobre franchising, empreendedorismo e gestão, subscreva a nossa newsletter