4 perguntas a Luís Henriques, Direção Operacional e de Rede da Bestravel

1-Qual a estratégia de expansão da Bestravel e a perspetiva de crescimento para 2017?

A rede tem já previstas contratualmente três aberturas para o início de 2017, mas como sempre privilegiamos o fortalecimento e sustentabilidade da rede existente. Temos previstas a entrada de uma nova plataforma informática que revolucionará este mercado e que acreditamos será um impulso ainda maior para as lojas em termos de vendas e produtividade. Curioso é o facto de termos vários pedidos de franchisados para abrir filiais nas suas zonas territoriais ou próximas o que por si só demonstra a confiança que os nossos colegas depositam na nossa marca e equipa. Perspetivamos por isso continuar a crescer a dois dígitos como tem acontecido nos dois últimos exercícios.

2- Em que é que a marca se distingue no apoio à rede?

Aliado ao produto e condições disponibilizadas aos franchisados este é realmente o elemento diferenciador da nossa marca. Além de termos um Call Center multidisciplicar 24/7 total e unicamente exclusivo para a rede, fazemos visitas muito regulares com vista ao apoio, avaliação e sugestões de ações para que o negócio dos nossos franchisados seja cada vez mais sustentado e rentável. No ano de 2015 fizemos cerca de 200 visitas à nossa rede e durante o ano de 2016 prevemos aumentar ainda mais este número. Um vez que o Master não tem lojas próprias, toda a estrutura está direcionada para o apoio à rede o que faz com que o franchisado tenha, nele próprio, centradas todas as atenções por parte do Master.

3- Porque é que um empreendedor deve escolher a vossa marca?

Somos a mais antiga rede de agências de viagens em regime de Franchising em Portugal e conseguimos, nestes 14 anos, colocar a marca Bestravel no top cinco das marcas mais reconhecidas pelo público nesta área. Além das distinções que temos tido a honra de receber contamos com uma rede madura em que a idade média de permanência na rede é de oito anos. Temos conseguido ter condições comerciais diferenciadas no mercado que faz com que o investimento na marca seja rapidamente diluído com a produção que as agências realizam ao longo dos anos. Arriscamo-nos a dizer que a Bestravel hoje é não só uma referência no Franchising, mas igualmente na área do turismo pois temos tido pedidos de agências de ‘linha branca’ que pretendem ter a sua loja ‘transformada’ numa Bestravel. Não pretendemos ser apenas competitivos no preço de entrada, mas sim ao longo de todo o contrato, privilegiando a sustentabilidade a médio prazo.

4- Como é que a marca dá as boas-vindas a um novo franchisado?

Pensamos que a melhor forma de receber um franchisado é integra-lo de forma rápida e eficaz na rede e colocá-lo em contacto com os outros colegas da rede. Gostamos particularmente que os novos franchisados entrem na rede na altura da nossa Convenção para ser imbuídos do espírito Bestravel e começar, desde o primeiro dia, a defender esta marca que, no limite, é de todos nós…