Alain Afflelou adquire 25% do Grupo Optivisão

O Grupo Alain Afflellou, cadeia de ótica, adquiriu 25% do Grupo Optivisão, um dos maiores grupos a atuar no mercado português.

A aquisição de 25% da Optivisão por parte da Alain Afflelou faz com que esta passe a ser a maior acionista individual deste grupo português. Esta compra faz parte da estratégia de expansão em Portugal da Alain Afflelou, que prevê um investimento na ordem dos 4 milhões de euros em aberturas de lojas próprias nos próximos dois anos.

“A aposta da Alain Afflelou em Portugal passa, assim, por investir na própria estrutura diretiva da empresa em Portugal, no desenvolvimento das suas lojas próprias e na rede de franchisados, assim como na aquisição de outros grupos óticos. Nos próximos 24 meses, a Alain Afflelou prevê ter 100 lojas em funcionamento e a criação de cerca de 400 novos postos de trabalho diretos/indiretos”, indica a empresa numa nota enviada às redações.

Cada uma das marcas, quer a Alain Afflelou quer a Optivisão, vão continuar com o seu ADN próprio de cada insígnia bem como equipas de gestão autónomas para cada empresa. “Retirar os proveitos das sinergias, a nível de compras em Portugal, é uma das nossas principais apostas. Com o aumento do poder negocial vamos conseguir melhores condições de compra para ambas as marcas e, consequentemente, melhores preços para o consumidor final”, explica Frédéric Poux, Presidente Mundial do grupo Alain Afflelou.

Atualmente, o mercado português representa menos de 1% do valor total de faturação do Grupo Alain Afflelou, mas a expectativa é que em dois anos essa percentagem cresça para os 10% e que a faturação, no somatório das duas cadeias em Portugal, ronde os 100 milhões de euros.

Para Frédéric Poux, “o mercado português tem sofrido com a crise dos últimos anos, mas nós acreditamos no mesmo e que a nossa forte aposta irá honrar os 46 anos de história da Alain Afflelou. Acima de tudo, vamo-nos pautar pelo respeito aos consumidores e pelo cumprimento das regras da profissão. Queremos muito continuar a apostar em Portugal.”

A Alain Afflelou Portugal conta com 25 lojas, cerca de 100 colaboradores e uma faturação em 2014 de 5,3 milhões de euros. A nível mundial, o grupo tem já mais de 1300 pontos de venda espalhados por 12 países, com mais de 4500 funcionários e uma faturação de 950 milhões de euros no ano passado.

Grupo Optivisão considerado PME Líder

O Grupo Optivisão foi recentemente distinguido com o título PME Líder pelo oitavo ano consecutivo. De acordo com a empresa, “o IAPMEI distingue o grupo nacional pela qualidade do seu desempenho e perfil de risco.”

Maria Adelaide Penedo, presidente do conselho de administração do Grupo Optivisão, explica que “é uma honra poder alcançar esta vitalidade de excelência. Desde que o prémio foi criado que o recebemos. São oito anos a receber um prémio que nos distingue pelo nosso contributo à economia nacional e fazemos o tributo a este povo maravilhoso ao disponibilizar serviços com qualidade acompanhados por profissionais de extrema competência e dedicação.” 

O Estatuto de PME Líder foi criado pelo IAPMEI como um selo de reputação dirigido a empresas que apresentem perfis de desempenho superiores. Esta plataforma tem por intuito permitir que as PME de excelência tenham maior acesso ao financiamento e a condições de desenvolvimento, sendo atribuído em parceria com o Turismo de Portugal e um conjunto dos Bancos Parceiros.  

> Gostou deste artigo? Se pretende ler mais artigos sobre franchising, subscreva a nossa newsletter aqui.

Gostou deste artigo?

Se pretende ler mais artigos sobre franchising, empreendedorismo e gestão, subscreva a nossa newsletter aqui