infofranchising_logo_headerinfofranchisinginfofranchising_logo_mobile_250infofranchising_logo_mobile_250
  • Home
  • Notícias
  • ABC do Franchising
  • ExpoFranchise
  • Norte Franchise
  • APF
  • Quem Somos
  • Contactos
✕

As regras de Marketing que todos os franchisados devem saber

As regras de Marketing que todos os franchisados devem saber

Gerir a estratégia de Marketing de uma rede de franchising nem sempre é fácil. Comunicar uma mensagem que pareça coesa em múltiplas plataformas e em comunidades que, em muitos casos, são completamente diferentes, é razão pela qual muitas redes de franquias optam por entregar a gestão do Marketing a agências. Mas de acordo com a Entrepreneur, existem algumas regras que todos os franchisados devem saber e que podem ajudar a criar uma campanha de Marketing de sucesso para uma marca de franchising.

Uma campanha para todos

É comum que algumas redes de franchising invistam em campanhas de Marketing locais com o objetivo de personalizarem a mensagem para cada comunidade, mas de acordo com a Entrepreneur, muitas vezes esta estratégia é “uma perda de tempo e dinheiro”.

“Quando se começa a analisar os dados demográficos e psicológicos dos clientes de uma marca, o perfil de clientes tende a ser o mesmo, quer estejam numa ponta do país ou noutra. O mesmo nível de rendimentos, o mesmo tipo de consumo de media…” Uma boa campanha de Marketing deve ajudar os franchisados a chegar até aos seus clientes, independentemente do mercado.

Vá ao encontro do seu público alvo

No que diz respeito às redes sociais, é muito comum os franchisadores estabelecerem regras e regulamentos que todos os franchisados devem seguir. “É mais ou menos como um acordo entre pais e filhos que permite a cada um dos franchisados gerir a sua própria conta”, diz a publicação.

No entanto, segundo a Entrepreneur, o mais importante é perceber onde estão os clientes e ir ao seu encontro. “O Facebook costumava ser excelente para muitas marcas, mas o tipo de público que agora lá está envelheceu muito. Agora há muito mais engagement no Instagram, no Snapchat e até no Pinterest, dependendo da marca, do conceito e do cliente”.

Dar as ferramentas certas

O Marketing não tem apenas a ver com o que se diz, mas sobretudo como se diz, e os franchisadores não devem assumir que todos os seus franchisados sabem isto. Um franchisador deve providenciar formação aos seus franchisados em todas as áreas que sejam absolutamente essenciais para que o negócio seja bem-sucedido. O Marketing é uma delas.

Gostou deste artigo?

Se pretende ler mais artigos sobre franchising, empreendedorismo e gestão, subscreva a nossa newsletter

ABC do FRANCHISING

Negociação e contrato

Começar um negócio: enquadramento Legal

Como financiar um negócio

Como fazer a pré-seleção das oportunidades de franchising

Quero ser franchisado. E agora?

Está preparado para ser franchisado?

Como começar um negócio

MAIS LIDAS

  • Pingo Doce procura parceiros para abrir lojas fora de centros urbanosPingo Doce procura parceiros para abrir lojas fora…
  • A Padaria Portuguesa quer abrir 10 lojas este anoA Padaria Portuguesa quer abrir 10 lojas este ano
  • Como financiar um negócioComo financiar um negócio
  • Dunkin’ Donuts está a caminho de PortugalDunkin’ Donuts está a caminho de Portugal
  • Franchising: quais as melhores apostas para 2017?Franchising: quais as melhores apostas para 2017?

    Links

  • Gestão
  • Franchising
  • Empreendedorismo
  • Negócios
  • Expofranchise
  • Porto Franchise
  • Revista Negócios & Franchising
  • Financiamento
  • Start-up
  • Oportunidades
Abilways_PT_rodape
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos 
  • Contactos
  • Subscrever a newsletter

Abilways Portugal | Infofranchising | Negócios & Franchising | Associação Portuguesa de Franchising

comunicacao@apf.org.pt