As regras de Marketing que todos os franchisados devem saber

As regras de Marketing que todos os franchisados devem saber

Gerir a estratégia de Marketing de uma rede de franchising nem sempre é fácil. Comunicar uma mensagem que pareça coesa em múltiplas plataformas e em comunidades que, em muitos casos, são completamente diferentes, é razão pela qual muitas redes de franquias optam por entregar a gestão do Marketing a agências. Mas de acordo com a Entrepreneur, existem algumas regras que todos os franchisados devem saber e que podem ajudar a criar uma campanha de Marketing de sucesso para uma marca de franchising.

Uma campanha para todos

É comum que algumas redes de franchising invistam em campanhas de Marketing locais com o objetivo de personalizarem a mensagem para cada comunidade, mas de acordo com a Entrepreneur, muitas vezes esta estratégia é “uma perda de tempo e dinheiro”.

“Quando se começa a analisar os dados demográficos e psicológicos dos clientes de uma marca, o perfil de clientes tende a ser o mesmo, quer estejam numa ponta do país ou noutra. O mesmo nível de rendimentos, o mesmo tipo de consumo de media…” Uma boa campanha de Marketing deve ajudar os franchisados a chegar até aos seus clientes, independentemente do mercado.

Vá ao encontro do seu público alvo

No que diz respeito às redes sociais, é muito comum os franchisadores estabelecerem regras e regulamentos que todos os franchisados devem seguir. “É mais ou menos como um acordo entre pais e filhos que permite a cada um dos franchisados gerir a sua própria conta”, diz a publicação.

No entanto, segundo a Entrepreneur, o mais importante é perceber onde estão os clientes e ir ao seu encontro. “O Facebook costumava ser excelente para muitas marcas, mas o tipo de público que agora lá está envelheceu muito. Agora há muito mais engagement no Instagram, no Snapchat e até no Pinterest, dependendo da marca, do conceito e do cliente”.

Dar as ferramentas certas

O Marketing não tem apenas a ver com o que se diz, mas sobretudo como se diz, e os franchisadores não devem assumir que todos os seus franchisados sabem isto. Um franchisador deve providenciar formação aos seus franchisados em todas as áreas que sejam absolutamente essenciais para que o negócio seja bem-sucedido. O Marketing é uma delas.

(Visited 186 times, 1 visits today)