Costa Coffee quer ter mais de 30 lojas até 2015

Costa Coffee quer ter mais de 30 lojas até 2015

Passeio dos Clérigos, no Porto, recebeu a primeira loja de rua da conhecida marca inglesa. Os aeroportos de Faro e Porto foram os primeiros locais escolhidos pela Marhotel abrir espaços Costa Coffee. 

O Passeio dos Clérigos, a renovada galeria do Porto, foi o local eleito pela Marhotel para a abertura da primeira loja de rua da Costa Coffee. A empresa conta já com quatro cafetarias da conceituada marca inglesa – três no Aeroporto de Faro e uma no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto -, mas este é o primeiro espaço externo da marca em Portugal. O objetivo, diz José Sousa, sócio-gerente da Marhotel, é “ter mais de 30 lojas em funcionamento até 2015”.

A Marhotel – Sociedade de Exploração de Restaurantes, Bares e Similares de Hotelaria, Lda, é a area developer da Costa Coffee. A empresa conta, no total, com 12 espaços de restauração em funcionamento no Aeroporto de Faro e três no Aeroporto do Porto, entre áreas de self-service, cafetarias, zona de restauração com hambúrgueres, pizas ou sandes e a marca mh ready2go que “dispõe de refeições ligeiras confecionadas e embaladas diariamente, como uma opção alternativa à comida do voo”. Para breve está prevista a abertura de uma loja da marca Subway, o franchising americano de sandes.

Para a Costa Coffee, a aposta serão “os centros das cidades e outras zonas turísticas”, sendo que o investimento dependerá da dimensão de cada espaço. Refere José Sousa que, para um espaço médio com 150 m2, o investimento necessário é de 150 mil euros. Mobiliário, decoração e equipamento hoteleiro representam a fatia mais significativa do investimento, sendo que o retorno é obtido, em média, “em quatro a cinco anos”.

Este responsável sublinha, no entanto, que “não existe um padrão para a escolha das dimensões das lojas. Depende dos diferentes contextos urbanos onde as mesmas se inserem, tais como zonas históricas das cidades, centros comerciais, edifícios de escritórios ou campus universitários”. A entrada da marca em centros comerciais é um objetivo assumido da Marhotel.

Nos cerca de 400 m2da loja do Passeio dos Clérigos, portuenses e turistas podem, de segunda a domingo, entre as 7 e as 23h, provar os cafés, bolos, saladas, sanduíches, tostatos, paninis e fruit coolers que caracterizam a marca Costa Coffee.

Com o mercado nacional em retração, quisemos saber se este é o momento certo para investir. José Sousa não tem dúvidas que sim. “A Marhotel sempre foi uma empresa financeiramente saudável, o que lhe permite, nesta conjuntura, disponibilizar, recursos para investimentos. Estamos conscientes das dificuldades, mas a experiência recentes, com a loja dos Clérigos, deixou-nos bastante confiantes no futuro”, frisa.