como expandir um negócio em franchising

O que deve considerar antes de levar o seu franchising para mais localizações

Pode ser um enorme atrativo levar um negócio bem-sucedido para outras localizações com a expetativa de que este cresça ainda mais. Contudo, mesmo que o conceito do negócio esteja testado e a revelar performances correspondentes às suas expetativas, é importante que considere alguns aspetos antes de começar a expandir a sua rede.

De acordo com a Entrepreneur, “abrir mais unidades pode equivaler a muito dinheiro, mas apenas se for feito da forma correta, e muitos donos de negócios estão tão focados nas recompensas que perdem de vista os imprevistos”.

Isto não quer dizer que não deve arriscar e expandir o seu negócio. Afinal, se nunca arriscar nunca crescerá. No entanto, deve considerar estes fatores antes de avançar para outras localizações e para uma rede com mais unidades:

  • Pergunte-se a si próprio porque é que quer realmente expandir

Segundo a publicação, a vontade de fazer mais, ser mais e ter mais é uma coisa inata ao ser humano. Contudo, este ímpeto às vezes leva-nos para a direção errada e no que diz respeito a um negócio e à sua expansão, é importante que não cometa o erro de achar que mais é sempre melhor, ou seja, que mais unidades irão representar consequentemente mais lucros.

Não se esqueça: gerir um negócio é uma tarefa difícil e ter mais unidades a seu cargo significa também que terá trabalho a duplicar, a triplicar, etc. Não avance sem explorar porque é que quer realmente ter mais unidades do seu negócio em operação. Pode até descobrir que existe uma melhor forma de atingir esse objetivo.

  • Não subestime a sua importância para o sucesso do negócio

Existem muitos negócios que conseguem ser bem-sucedidos devido ao carisma ou empenho das pessoas que o gerem e não necessariamente pelo seu conceito: o toque pessoal ou a forma como aborda os clientes não é replicável. Se estivermos a falar de comércio ou restauração, este fator torna-se ainda mais importante. Nunca subestime a importância que o seu trabalho possa ter tido no sucesso do seu negócio e não se esqueça que assim que expandir o negócio e criar mais unidades não será possível estar em mais do que um sítio ao mesmo tempo.

  • Esteja absolutamente confiante de que o seu conceito é de sucesso

A revista sublinha também que antes de considerar sequer abrir uma segunda unidade, deve refletir (MESMO) sobre os processos existentes. O seu negócio é mesmo sólido? Existe margem para melhorias? Se for de férias durante um mês, o negócio conseguirá manter-se ‘à tona’? Se a resposta é não, reavalie a possibilidade de expandir.