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E quando uma franquia não resulta: de quem é a culpa?

E quando uma franquia não resulta: de quem é a culpa?

Na fase inicial de uma franquia ou negócio é muito fácil cometer erros, especialmente se o responsável pela sua gestão tiver pouca experiência. E mesmo que o negócio seja em regime de franchising, o que significa que por detrás existe uma equipa pronta ajudar, é possível falhar. Mas nesses casos, de quem é a culpa?

De acordo com o site brasileiro administradores, quando uma franquia não resulta é muito comum que se apontem culpas. “De um lado, o franchisador alega que o franchisado não tem perfil adequado. Não sabe vender, não sabe lidar com pessoas, não sabe gerir financeira e operacionalmente o negócio. Do outro, o franchisado alega que não recebe o apoio e suporte adequado da marca”, refere.

Na verdade, o perfil dos franchisados é mesmo um dos fatores mais importantes para o sucesso do negócio e muitas das vezes, na ânsia de ganhar escala e de expandir o negócio, muitas redes baixam a fasquia e não fazem uma seleção adequada daqueles que integram a sua rede.

De acordo com a publicação brasileira, “esse é um ponto que merece atenção. De forma generalizada, o mercado trata o processo como se fosse uma venda e não um recrutamento. O franchisado tem um papel muito importante na rede e precisa de preencher alguns requisitos importantes para assumir a operação do negócio.”

Para além disso, é importante que as marcas entendam que não existe uma receita para o sucesso. Cada marca tem requisitos diferentes e, por isso, precisa de perfis de franchisados diferentes.

Mas há fatores que são transversais a qualquer negócio: conhecer a região onde se irá implementar o negócio, ter uma boa rede de contactos, ter um perfil adequado para gerir pessoas e estar disposto a seguir um conjunto de regras impostas pela marca.

Por outro lado, as redes de franchising devem cumprir o seu papel: oferecer o apoio prometido, formação  e deixar bem claras as regras que terão que ser cumpridas pelos franchisados.

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