Estas são as razões porque deve considerar o franchising ainda hoje

Na semana em que se realiza a maior feira de franchising do país, preparámos vários artigos que o vão ajudar a decidir se deve, ou não, investir num negócio já testado por uma rede. Saiba tudo.

  1. O franchising cria milhares de empregos todos os anos

Apesar de muitas marcas estarem ainda a trabalhar afincadamente para conseguirem voltar aos níveis de aberturas que registavam antes da crise económica, o franchising continua a ser responsável por muitos dos empregos gerados no mercado de trabalho.

De acordo com o Censo de Franchising 2015, do IIF, o franchising foi responsável por cerca de 1,49% do emprego em Portugal no ano de 2015, tendo contribuído para cerca de 2,73% do PIB português.

  1. Abrir em franchising reduz os riscos do negócio

Abrir um negócio em franchising significa usar uma marca e modelo já testados, o que significa também que o risco do negócio é reduzido. Entre os aspetos positivos que o investidor pode contar ao aderir a um franchising conta-se a possibilidade de abrir um negócio sem que para isso tenha de possuir experiência empresarial ou no setor, usar uma marca reconhecida, receber apoio da equipa do franchisador, ter acesso a formação inicial e contínua, beneficiar de ações de comunicação de âmbito nacional, utilizar técnicas de gestão testadas e oferecer preços competitivos.

No entanto, não se esqueça que deve estar preparado para não receber um salário fixo, para trabalhar muito e para abdicar de alguns dos seus planos, uma vez que terá sempre que responder a alguém: o seu franchisador.

A Expofranchise 2017 tem mais de 40 marcas confirmadas e começa já esta sexta-feira (2 de junho), uma oportunidade para colocar várias oportunidades de negócio num único espaço e de fazer todas as questões que ainda possa ter sobre a criação de um negócio próprio.

A pensar naqueles que nunca tiveram um negócio em franchising, a organização da feira de franchising preparou um conjunto de sessões de 20 minutos que servirão para esclarecer os visitantes  à procura de oportunidades de negócio sobre questões práticas que frequentemente se colocam quando se investe num negócio em regime de franchising.

Como funciona; como tomar a decisão de investir no franchising; o que se deve saber sobre um contrato de franchising; como gerir um negócio; como selecionar as oportunidades existentes no mercado; que perguntas fazer às marcas selecionadas; que acompanhamento se deve esperar da marca; quais as soluções de financiamento existentes; e que competências chave deve ter um empreendedor: todas estas questões serão respondidas por profissionais com experiência na área. Saiba tudo aqui.