Estratégias para ser um empreendedor de sucesso

Estratégias para ser um empreendedor de sucesso

Investir num negócio próprio implica também um grande investimento do seu tempo pessoal. No início, é normal que possa ter que abdicar do seu tempo em família e com os amigos. Mas existem estratégias que o podem ajudar a ser mais produtivo e, consequentemente, bem-sucedido.

O site brasileiro administradores publicou recentemente um conjunto de estratégias que podem ajudar qualquer empreendedor a estruturar o seu negócio e a aumentar a sua produtividade. Conheça algumas.

Mantenha um plano de negócios atualizado

A estruturação de um plano de negócios é o primeiro passo na criação de qualquer negócio. Mas mais importante ainda, é mantê-lo atualizado. Descreva com detalhe que objetivos pretende alcançar e em quanto tempo. Para além de diminuir os riscos do seu negócio, uma vez que terá um guia do seu percurso, reduzirá as incertezas e as inseguranças dos seus investidores.

Defina metas

Se fez um bom plano de negócio, esta etapa estará concluída. Para além de servirem para poupar tempo, as metas limitam a falta de foco e o excesso de prioridades no início de um negócio. Quanto tudo parece uma prioridade, provavelmente as metas não estão suficientemente claras. Definidos os objetivos, partilhe-os com clareza com a sua equipa.

Defina responsabilidades e as funções de cada um consoante o perfil dos seus colaboradores

No início de uma empresa, é muito frequente que seja o seu fundador a fazer tudo, mas com o crescimento torna-se importante recrutar pessoas com competências adequadas aos objetivos que pretende atingir. Crie um perfil para cada função dentro da empresa e tenha o cuidado de o ir revendo consoante a evolução do mercado.

Delegue sempre que puder

Um empreendedor, ou líder, bem-sucedido, é aquele que entende que cada pessoa tem a sua função e que existem outras pessoas com capacidade de assumir responsabilidades. Saber que ninguém é insubstituível, liberta-o para se focar em atividades mais estratégicas. E se fizer bem o seu recrutamento, pode estar seguro de que a sua equipa fará o seu trabalho.

(Visited 156 times, 1 visits today)