Explicolândia Centros de estudos

A Explicolândia nasceu em 2005, mas a reputação deste centro de estudos em Sacavém espalhou-se rapidamente: como explica José Carlos Ramos, diretor de franchising, em 2010 mais de metade dos alunos que frequentavam os serviços da marca residiam fora da cidade.

O primeiro grande passo para aumentar a notoriedade dos serviços foi a criação de um serviço de apoio pedagógico ao domicílio no distrito de Lisboa. Mais tarde, a Explicolândia resolveu iniciar a sua expansão em franchising: “A expansão em franchising sempre foi um objetivo, mas foi necessário adquirir e consolidar um conceito, um modelo de negócio, que (…) permitiram que fossem criadas as condições para se criar a marca e iniciar o respetivo processo de franchising”, diz José Carlos Ramos.

O processo começou em 2010 – com a unidade de Sacavém – e hoje a marca conta com mais três centros, em Oeiras, Guimarães e Lisboa, este último funcionando de forma autónoma como unidade-piloto sob o nome Home Study Lisboa. Até ao final do ano, a marca pretende inaugurar ainda duas novas unidades, uma das quais em Évora.

 

“Procuramos empreendedores com capacidade de trabalho”

Entre os critérios considerados para a viabilidade de uma abertura da marca estão a densidade populacional, a população jovem e com filhos em idade escolar, a existência de escolas básicas e secundárias, o acesso a transportes públicos e um valor de renda sustentável. Já quanto ao perfil de franchisado, José Carlos Ramos diz que procura “essencialmente empreendedores, com elevada organização, capacidade de trabalho, gestão, liderança e experiência e gosto pela área do ensino”.

O diretor de franchising garante que “o elevado detalhe e organização na forma como nos apresentamos, a qualidade do processo educativo e os preços educativos constituem os principais fatores diferenciadores da marca”, acrescentando que “no nosso regime de franchising efetuamos toda a planificação e apoio no processo de escolha do local, definição do plano de negócio, apoio na implementação e organização do espaço, elaboração das campanhas de marketing, inauguração do espaço e formação inicial”.

O investimento inicial para a abertura de um centro Explicolândia é de €10 000 e o break even deverá decorrer em seis a sete meses, “tendo por base a abertura de um centro de estudos no início do ano letivo”. ANA TAVARES

 

 

Atividade: centros de estudos

Investimento inicial (inclui equipamento e direitos de entrada): €10 000

Royalties: 2% (primeiro e segundo ano de contrato); 3% (terceiro e quarto ano); 4,5% (quinto ano)

Taxa de publicidade: isento no primeiro ano; 1% (segundo a quarto ano); 1,5% (quinto ano)

Área de loja: 80 m2

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