Franchisados devem ser exigentes com as marcas

Na hora de escolher um negócio em franchising há sempre um dilema clássico: estou preparado para cumprir as regras da marca ou o meu espírito de iniciativa vai entrar em conflito com o master ou franchisador?

Este foi um dos temas debatidos nas conferências da Expofranchise, uma feira de franchising de referência a nível nacional e que juntou nos passados dias 5 e 6 de junho cerca de 2.000 empresários e futuros empreendedores no Centro de Congressos do Estoril.

A feira de franchising reuniu alguns dos melhores franchisados portugueses que partilharam com a plateia o seu percurso empresarial e dicas e conselhos para quem quer entrar na aventura de um negócio próprio. E todos foram unânimes num ponto: as regras são essenciais para o sucesso da atividade e representam a rede de segurança do investidor. Mas isso não implica que o empresário não possa ter iniciativa e contribuir para o desenvolvimento de projetos e melhoria de processos na rede.

Foram vários os casos relatados durante os dois dias de conferências, por onde passaram franchisados de marcas como a Remax, BodyConcept, Loja do Condomínio, MultiÓpticas, McDonald’s, Subway, Melom e Century 21, onde ficou claro que entrar num negócio requer muito trabalho e  paixão mas deve sempre prevalecer um elevado grau de exigência na gestão da unidade e na relação com a marca. Como aconselhou João Carlos Silva, franchisado da cadeia McDonald’s há cerca de 22 anos: “exijam da vossa marca”.

Recorde-se que a Expofranchise recebeu cerca de 40 marcas expositoras, sendo que esta foi uma das edições dos últimos anos com maior número de setores representados, com forte adesão por parte de marcas da distribuição e retalho, bem como da área da perfumaria. Os visitantes tiveram também oportunidade de contatar com conceitos em setores como as lavandarias self-service, imobiliário, restauração, moda, serviços em diferentes áreas de negócio, reparação de equipamentos eletrónicos, estética, centros de estudo, ourivesaria, entre outros.

Não perca a reportagem completa sobre a feira de franchising na próxima edição da revista Negócios & Franchising.