Com 2017 à porta é altura de refletir nas ideias de negócio que poderão prosperar: que formatos de loja poderão ter mais sucesso? Que empresas poderão chegar ao topo? A pensar nisso, a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios publicou um artigo em que revela quais serão as maiores tendências do próximo ano no franchising. Conheça algumas.
No próximo ano, não haverá espaço para marcas de franchising cujos negócios ainda não estejam bem testados. O bombardeamento de informação a que estamos expostos todos os dias trouxe algo de muito positivo para o setor: empreendedores cada vez mais preparados para gerir um negócio. Por isso, em 2017 os empreendedores vão rejeitar serem cobaias de modelos recém-criados.
Franchisados que são donos de mais do que uma unidade: vamos ver este perfil crescer em 2017, pelo menos de acordo com a revista. Assim, as marcas de franchising terão que adaptar os seus modelos para atrair empresários que tenham a ambição de ter mais do que uma unidade e de crescer na rede.
Cresceram ligados à Internet e irão tornar-se nos próximos anos no grupo de consumidores mais valioso. Falamos dos Millennials, geração que quer mais do que ganhar dinheiro – quer propósito. De acordo com a publicação, esta geração tem o potencial para se tornar num franchisado que “está ligado à economia colaborativa e que presta atenção à proposta de valor da marca e aos aspetos relacionados com a sustentabilidade”.
O envelhecimento da população mundial representará uma oportunidade para as marcas de franchising: ginásios especializados em seniores, roupas fáceis de vestir, redes de cuidadores…quer mais ideias?
O mercado pet continua a crescer graças à ‘humanização’ dos animais de companhia. Hoteis para animais, serviços de petsitting, cuidados de higiene. Tudo o que possa imaginar conseguirá sucesso em 2017.
Se pretende ler mais artigos sobre franchising, empreendedorismo e gestão, subscreva a nossa newsletter