Joias de aço conquistam mercado português

Nasceu no Brasil, em 2011, e é pioneira no mercado de joias 100% em aço, oferecendo ainda um serviço único de fotogravação. Há dois anos, a Acium Jewels chegou a Portugal, depois de ter iniciado a sua expansão em franchising em 2012, contando já com mais de 300 unidades nos Estados Unidos da América, Colômbia, Espanha e, claro, no seu país de origem, o Brasil.

“[A marca] possui um variado mix de produtos, que atende aos mais diversos estilos, contando com mais de 3000 opções em joias masculinas e femininas, entre anéis, pulseiras, correntes e brincos. Ainda trabalha com uma extensa linha de brindes promocionais, pet e piercings”, explica Jéssica França, international executive da rede.

A abertura da primeira unidade em Portugal, no NorteShopping, no Porto, marcou um ponto de viragem para a rede brasileira: “[Queríamos] perceber melhor o público português e europeu no geral. O projeto foi um sucesso e essa unidade é uma das melhores em termos de faturação até então.”

Em 2016, a marca estava já presente em oito pontos de venda em centros comerciais de Lisboa, Porto, Braga e Guimarães. Jéssica França revela que a marca está em negociação para a abertura de mais unidades em 2017, em Lisboa (Amoreiras, El Corte Inglés e Aeroporto de Lisboa), Oeiras (Oeiras Park), Sintra (Fórum Sintra), Porto (Aeroporto do Porto) e Montijo (Fórum Montijo). Tal como até agora, a implementação de lojas em centros comerciais será essencial para a estratégia da marca: “Nosso projeto é instalar uma unidade em cada shopping que possua o mínimo de estrutura para tornar o negócio rentável”, diz a international executive da Acium Jewels.

Para Jéssica França, grande parte do sucesso da marca advém do seu conceito, já que a Acium “possui um produto que comunica diretamente com a emoção e sentimento das pessoas. A fotogravação faz de cada peça uma joia exclusiva e inesquecível”. A international executive acrescenta ainda que a marca “traduz toda a energia criativa, a modernidade, o estilo de vida e renovação deste momento. Possui uma presença forte, clara e objetiva que facilita a lembrança e cria com mais facilidade o desejo. Graças ao ADN imponente e exclusivo, a Acium ocupa um posicionamento integral e renovado no mercado com uma proposta única no segmento de joias”.

Para além desta receita de sucesso, a rede entrega aos seus potenciais investidores um negócio já montado, oferece toda a formação da equipa e acompanha todas as unidades até que estas atinjam o potencial de faturação estimado, garante a responsável da Acium Jewels. O perfil do franchisado pretendido é claro: “Perfil investidor e operador, que acompanhe de perto a gestão do seu negócio e cuide da nossa marca.” Quanto ao investimento, este irá variar de acordo com a localização e o modelo de franquia (loja ou quiosque), mas começa nos 40 mil euros, sendo que a marca estima o retorno do mesmo num máximo de 24 meses. Já a faturação deverá rondar os 200 mil euros por ano.

Artigo publicado na edição de outubro/novembro de 2016 da revista NEGÓCIOS & FRANCHISING