o que precisa de saber antes de abrir uma franquia

O que precisa de saber antes de abrir uma franquia

Sim, as franquias oferecem um modelo de negócio já testado e, na maioria dos casos, que oferece apoio aos franchisados em todas as fases do negócio. Contudo, antes de se aventurar num investimento num negócio em regime de franchising, há coisas que deve saber!

De acordo com Altino Cristofoletti, vice-presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), citado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, abrir uma franquia é um processo que exige calma e ponderação. Siga estes passos:

  1. Escolher um negócio de confiança

Escolher o modelo de negócio certo é crucial para o sucesso. Tente perceber quem são os responsáveis pela marca de franchising na qual está a ponderar investir e escolha uma que tenha boas recomendações de outros franchisados. Para além disso, procure informação junto de meios especializados e de confiança.

  1. Área de negócio é importante

Não escolha uma determinada marca só porque está na moda. Escolha um negócio para o qual está preparado e para o qual seja necessário competências como as suas. Para além, seja muito honesto em relação às suas competências e não invista num negócio para o qual seja preciso ser muito bom no atendimento ao público se, na verdade, não gosta de contactar com pessoas.

  1. Siga os conselhos dos franchisadores

Se o que quer mesmo é criar um negócio ‘à sua maneira’ é melhor não investir num conceito de franchising. Os conceitos de franchising resultam de vários anos de aperfeiçoamento e implicam seguir um modelo já definido.

  1. Fale com outros franchisados

As melhores fontes de conselhos sobre um determinado negócio são os outros franchisados da marca. Fale com alguns dos empresários já integrados na rede na qual quer investir e tente perceber quais os prós e os contras da rede.

Gostou deste artigo?

Se pretende ler mais artigos sobre franchising, empreendedorismo e gestão, subscreva a nossa newsletter aqui