O tamanho não importa!

Pelo menos é o que diz a revista. Na verdade, um empreendedor inteligente prefere investir numa marca que tenha um modelo de negócio que já tinha sido testado e cujos resultados falem por si e demonstrem o sucesso que pode ter se for replicado.

Mas a questão que mais vezes se coloca quando se inicia a procura de um negócio para investir é ‘Devo investir numa marca conhecida – que provavelmente é mais cara – ou devo apostar numa marca ainda pouco estabelecida que muito provavelmente custará menos?’.

Para a revista, “a vantagem de se aliar a uma grande companhia é que estas estão bem testadas e têm uma taxa de sucesso impressionante. Recentemente, a McDonald’s reportou um crescimento nas vendas like-for-like de 4% e grande parte deste crescimento deve-se ao foco colocado no franchising.”

Para além do sucesso e da reputação, as grandes marcas têm frequentemente bons programas de formação para franchisados e oferecem excelente apoio à rede. Mas esse reconhecimento não sai barato a um franchisado.

As grandes marcas são também, frequentemente, as mais dispendiosas para se investir e pedem royalties mais elevados do que a média.  “Apesar da segurança que pode advir do investimento numa marca bem estabelecida, o sucesso está longe de ser garantido. Os franchisados com capital insuficiente para sobreviver antes que a unidade comece a tornar-se rentável pode acabar por ter um percurso difícil. E com o tamanho da marca vem também um determinado nível de exposição – um escândalo em qualquer localização pode manchar o nome da marca”, refere a publicação.

“Nem todas as boas oportunidades de franchising são reconhecidas ou requerem centenas ou milhares de euros de investimento. Existem muitas oportunidades disponíveis que apenas requerem uma pequena quantia ou que podem oferecer um forte retorno financeiro”, acrescenta.

Com uma marca grande ou pequena, o franchising é sem dúvida uma excelente forma de se iniciar no mundo dos negócios.  

Gostou deste artigo?

Se pretende ler mais artigos sobre franchising, empreendedorismo e gestão, subscreva a nossa newsletter aqui