Inteligência Relacional

Quer investir na franquia certa? Saiba como

O franchising é uma boa alternativa de investimento para aqueles que sonham ser donos da sua própria empresa, mas que pretendem ter o apoio de uma rede e beneficiar do peso de que uma marca bem estabelecida no mercado transporta.

De acordo com vários dados do setor, o franchising deverá continuar a crescer nos próximos anos, não só com cada vez mais marcas e formatos de negócio a surgirem, mas também com cada vez mais empreendedores a optarem por investir em formatos já testados. Quer investir na franquia certa? De acordo com Rogério Gabriel, presidente e fundador do grupo brasileiro Prepara, que oferece formação, existem formas de perceber se está a escolher o negócio certo. Partilhamos algumas dessas dicas consigo.

  1. Invista em redes consolidadas

Opte por marcas bem estabelecidas no mercado e que sejam diferenciadoras dentro do seu mercado.

  1. Analise a reputação da marca

Escolher uma marca com credibilidade e boa reputação está entre os principais passos que deve dar antes de decidir que rede quer integrar. É de extrema importância que perceba de que forma é que uma marca é vista pelos seus clientes e pelos próprios franchisados da rede.

  1. Conheça o mercado

Se conhece melhor um mercado do que outro, ou se tem formação em determinada área, deve optar por essa área de negócio. Independentemente de ter o apoio de uma rede é importante que tenha alguns conhecimentos do mercado em que vai entrar, já que estar à frente de um negócio num setor que não se conhece faz com que a missão seja ainda mais difícil.

  1. Escolha uma boa equipa

A consolidação da empresa não depende só da marca que escolhe ou da gerência. É absolutamente crucial que crie uma boa equipa para trabalhar consigo, com pessoas qualificadas para as suas funções.

  1. Visite outras unidades da rede que pretende escolher

Conheça outras unidades da rede, conheça as pessoas que trabalham nessas unidades e tente saber como é que essas pessoas lidam com o negócio no dia-a-dia.

Gostou deste artigo?

Se pretende ler mais artigos sobre franchising, empreendedorismo e gestão, subscreva a nossa newsletter aqui