Dr. Smart: Reparações na hora

Reparações na hora

A Dr. Smart, irmã mais nova da rede Smart Talk, promete aquilo que os clientes querem ouvir: reparações rápidas, na hora. A marca quer chegar a todo o país e apostar numa academia própria.

A Smart Talk, empresa que se especializa em acessórios para telemóveis, lançou no ano passado uma solução no setor da reparação destes equipamentos. Inaugurada oficialmente em abril de 2016, a Dr. Smart foi concebida para operar em formato quiosque, com técnicos altamente qualificados, que irão dar uma solução quase imediata aos seus clientes.

“A nossa proposta é dar uma resposta rápida – reparações feitas na hora – a quem acabou de ter um infortúnio com o seu smartphone”, disse André Seixas, diretor-geral da Smart Talk, a irmã mais velha da Dr. Smart.

“A nossa experiência com a Smart Talk mostrou-nos que existe uma enorme procura no que toca a reparações de smartphones. Muitas vezes, a compra da capa para o equipamento já chega depois do acidente, depois do ecrã ter estalado”, acrescentou.

A marca, que conta atualmente com três unidades, no Centro Comercial Amoreiras, em Lisboa, no Fórum Montijo e na Rua Fernandes Tomás, no Porto, resolveu optar pela expansão em franchising ainda este ano, depois de ter consolidado as suas metodologias e de ter verificado “que continua a existir muito espaço de desenvolvimento no mercado das reparações”.

O objetivo da Dr. Smart é consolidar a sua presença no mercado das reparações, abrindo novas unidades em todas as regiões do país, com particular prioridade para as zonas do Alentejo e Algarve, e para a cidade de Leiria. “Gostaríamos de, no mínimo, duplicar os nossos pontos de serviço. Desta forma, a melhor forma de conseguirmos expandir a nossa marca seria através de franchising, tendo recorrido ao apoio da consultora MORE Consultores. É nossa intenção também começar uma academia, onde daremos a formação necessária ao trabalho de técnico de reparação de telemóveis”, adiantou o diretor-geral.

Investimento em marketing

Para investir numa unidade da Dr. Smart, os franchisados terão que gastar €42.500, montante que já inclui os direitos de entrada, no valor de €10.000. A taxa mensal de publicidade é de €600 – para justificar o investimento em marketing da rede – e há ainda uma taxa mensal de royalties no valor de 5% do volume de negócios. Por outro lado, o retorno do investimento deverá ocorrer em cerca de um ano e três meses, garantiu André Seixas.

Para além de apoio e formação, tanto a nível técnico como organizacional, a Dr. Smart ajuda ainda os seus franchisados a encontrar soluções de financiamento (caso seja necessário), bem como a encontrar o espaço ideal para os que pretenderem implementar o seu quiosque num centro comercial. “Faremos também visitas ao espaço do franchisado (após a inauguração) para ajudar a aprimorar certos detalhes. Estamos na disposição de ajudar o franchisado a encontrar o melhor parceiro para a construção do seu espaço.” Outro ponto de honra da marca é auxiliar os seus franchisados a atrair mais clientes através do departamento de marketing da rede.

Idealmente, a Dr. Smart está à procura de parceiros com experiência prévia na área das reparações. “Mesmo que não fosse uma experiência dedicada às reparações de smartphones, seria interessante que houvesse alguma ligação à área tecnológica. Seria perfeito também encontrar perfis de parceiros com experiência na gestão de negócios, por muito pequenos que fossem”, afirmou André Seixas. Contudo, acrescentou, “nada impossibilita que alguém sem estas componentes possa ser nosso franchisado”.

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