Sabe quais os maiores erros das franquias nas redes sociais?

A Comunicação é um dos maiores desafios para muitas empresas. Se estivermos a falar de uma rede de franchising, os obstáculos são ainda maiores, uma vez que a estratégia de comunicação utilizada deve ser replicável pelos vários franchisados. E quando o assunto são as redes sociais, a opinião dos especialistas frequentemente divide-se: permitir a personalização ou optar por um modelo aplicável a todos e sem riscos?

Os consultores do Buzzmonitor criaram um e-book que explica quais os maiores erros das redes de franchising na gestão de redes sociais e que mostra quais as melhores estratégias para conseguir uma comunicação eficaz no digital. De acordo com os consultores, quando o assunto é redes sociais e franquias, é preciso “saber coordenar e direcionar as ações”.

“Esforços descoordenados e mal direcionados podem passar uma impressão de amadorismo, de presença não autorizada e até mesmo de pirataria da marca”, acrescenta.

Segundo o Buzzmonitor, um dos maiores erros das marcas de franchising na gestão das suas redes sociais é a proliferação de várias páginas, de diferentes localidades ou franchisados, para uma mesma marca. Esse erro traduz-se, frequentemente, na falta de standards ao nível da comunicação. Um dos fatores que fazem com que uma rede de franchising seja considerada uma marca forte é precisamente a padronização: o cliente sabe sempres o que esperar.

Outro dos erros mais cometido por redes de franchising, e por muitas outras empresas, é criar perfis pessoais em vez de páginas. De acordo com os consultores, “embora isso possa até parecer interessante, na realidade esse tipo de ação enfraquece a marca. Além de parecer uma ação do tipo ‘spam’ a maior parte dos utilizadores sentem-se incomodados por adicionar empresas ou negócios como amigos. Redes sociais como o Facebook oferecem recursos específicos para as mais diversas situações: páginas para eventos, empresas, grupos, programas de TV e rádio, entre muitos outros. O uso incorreto desses recursos transparece amadorismo e normalmente remete para a imagem de um negócio pequeno e iniciante.”

Para além destes erros, é comum uma total inexistência de estratégia das marcas para as suas redes sociais. Uma página criada para promover um negócio/marca, mas sem estratégia e sem atualizações frequentes acaba por se tornar prejudicial para o negócio. Para além da existência de uma estratégia, é também importante que exista cuidado na forma como comunica. Escusado será dizer que deve utilizar uma linguagem adequada, escrever sem erros ortográficos e ser coerente. Isto quer dizer que independentemente da pessoa que estiver a atualizar as suas redes sociais, o utilizador deve sempre identificar aquela forma de comunicar como sua.