Sabe qual é o perfil do empreendedor nacional?

Os novos empreendedores nacionais caracterizam-se por ter entre 30 e 50 anos, formação superior e interesse em criar um negócio próprio. A análise é da Mail Boxes Etc., que refere que entre as principais razões para investir em franquias, os empreendedores portugueses apontam fatores como “a segurança dos modelos de negócio já testados” e o reconhecimento das marcas pelos consumidores.

“A segurança proporcionada por modelos de negócio de sucesso, o reconhecimento e a valorização das marcas pelos consumidores, a criação do próprio emprego e a maior abertura à concessão de crédito bancário são algumas das razões que estão a levar cada vez mais empreendedores a apostar nas franquias”, indica a Mail Boxes Etc., rede de franchising especializada em serviços de envios, comunicação e design gráfico e impressão digital.

“Apesar de serem variados os motivos do investimento no franchising, a maioria aponta a segurança proporcionada por negócios já testados e a consequente minimização de riscos”, diz ainda a empresa, referindo que 30% dos novos franchisados da Mail Boxes Etc. não tem experiência anterior na gestão de um negócio próprio e que outros 30% vêm da área comercial.

“Em comum, todos procuram investir num negócio próprio, rentável e que lhes permita ser o seu próprio chefe”, conclui.