Sabe qual o maior desafio de Comunicação das redes de franchising?

Sabe qual o maior desafio de Comunicação das redes de franchising?

A Comunicação das redes de franchising é uma preocupação constante. A necessidade de manter uma estratégia coerente e consistente em toda a rede existe desde sempre, mas com a crescente importância das redes sociais torna-se crucial apostar nesta área.

Alessandro Barbosa Lima, CEO do grupo E.life, explica num artigo de opinião publicado n’ O Jornal Económico de que forma se pode gerir a comunicação de uma rede de franchising sem que a cultura das marcas seja colocada em causa.

“Quando falamos em comunicação dentro do sistema de franchising, já sabemos que é preciso obedecer a um manual que contém orientações sobre como gerir a marca. Nas redes sociais, a gestão da comunicação de um franchising pode optar por modelos diferentes. A ideia é que sejam criados relatórios de performance das páginas por regiões, de forma a saber qual o mercado que é mais ativo e entender o que está a acontecer em cada território de forma específica”, sublinha o responsável.

“Através das ferramentas certas, as marcas ganham a possibilidade de produzir uma mesma publicação para as suas ‘páginas-sementes’, permitindo um maior controlo do aproveitamento do conteúdo sugerido pelos franqueados. Com a monitorização, também é possível verificar se algum distribuidor cita a concorrência, criar alertas para se antecipar uma crise, acompanhar quais os utilizadores que mais interagem com a marca e muito mais. Portanto, se é franqueador ou franqueado, veja estes desafios como oportunidades. Com uma boa estratégia, o digital pode ampliar o seu negócio e promover a sua marca. Imagine se os irmãos McDonald tivessem tido esta possibilidade nos anos 50…”, conclui o responsável.