franchisadores franchising

Sabe que características deve ter para ser um bom franchisador?

Apostar no franchising para expandir um negócio é opção para muitos empresários que não têm muito capital para investir. Mas nem todos os empreendedores têm potencial para serem bons franchisadores e gerirem uma rede. Que perfil deve ter um franchisador? De acordo com a edição brasileira da Exame, para fazer uma marca prosperar, um franchisador deve possuir quatro características chave. Saiba quais.

1- Capacidade de liderança

De acordo com a revista, os franchisadores devem ser ativos na sua forma de liderar, procurando liderar não só a sua estrutura interna, mas também toda a rede de empreendedores que apostou na marca. No franchising, a liderança deve estar assente num relacionamento próximo e na resolução de conflitos dentro da rede, na inovação do modelo de negócio e na concretização de objetivos e metas.

2- Estrutura interna de suporte à rede

A publicação explica também que um bom franchisador deve garantir que aquilo que foi acordado com o franchisado é de facto cumprido. Para isso, devem ser colocados em marcha programas de formação, consultoria e marketing que ajudem o franchisado na fase de arranque do negócio e sempre que seja necessário.

3- Comunicação

O franchisador deve ser acessível e fácil de contactar, sobretudo em caso de necessidade do franchisado. Hoje as opções de canais de comunicação são muitas, por isso, o franchisado deve poder escolher a que for melhor para si e ainda assim obter sempre uma resposta.

4- Vontade de vencer

Os franchisadores devem ter sempre vontade de vencer, até porque devem ser uma fonte de motivação para os seus franchisados.

Gostou deste artigo?

Se pretende ler mais artigos sobre franchising, empreendedorismo e gestão, subscreva a nossa newsletter aqui