redes de franchising

Saiba como construir uma marca de franchising forte

Criar uma rede de franchising é uma boa forma de expandir um negócio e fazer crescer uma marca. Mas não é para qualquer um, nem deve ser feito de forma pouco ponderada. Um artigo recentemente publicado pela revista Entrepreneur revela alguns dos segredos para construir uma rede de franquias forte. Partilhamos alguns consigo.

  • Crie uma equipa de apoio aos franchisados

Ter uma equipa que seja exclusivamente responsável por responder a todas as necessidades dos seus franchisados é essencial. Por outro lado, é importante que tenha em conta que os profissionais com essa responsabilidade devem entender os objetivos da sua marca e estar alinhados com a cultura do negócio. De acordo com a publicação, essas pessoas devem liderar pelo exemplo e registar todas as ocasiões de comunicação com os franchisados, para que exista um registo das maiores dificuldades sentidas.

  • Aposte na formação

Seja em que negócio for, é crucial que aposte na formação dos colaboradores. E isso não significa que tenha que juntar todos os seus franchisados no mesmo espaço e no mesmo dia. Existem hoje diversas formas de dar formação à sua equipa, sobretudo graças ao advento da tecnologia. Uma boa forma de facilitar este processo é através da criação de um portal que responda às dúvidas mais frequentes e que permita aos seus franchisados aplicar conhecimento de forma imediata nos seus negócios.

  • Pense no perfil de ‘franchisado ideal’

Depois de ter algumas unidades em funcionamento, a terem sucesso, é possível que já consiga identificar algumas características que representem a pessoa ideal para replicar o seu modelo de negócio. Use esse perfil para selecionar aqueles que farão parte da sua rede. Não caia na tentação de aceitar todas as candidaturas só porque está ansioso por ver o negócio crescer. Devagar, também se vai longe.

  • Ajude a escolher a localização e preste um apoio especial na fase de lançamento

Se a localização das unidades é um dos pontos estratégicos para o sucesso do seu modelo de negócio, ajude os franchisados a procurar esse local. Isso não quer dizer que tem que fazer o trabalho. Incentive o franchisado a procurar por si próprio, a fazer todas as questões necessárias e a familiarizar-se com os locais e a concorrência que terá que enfrentar. Depois, divida a responsabilidade de escolher.

  • Crie um conselho consultivo

Falamos de um grupo de franchisados com maior antiguidade dentro da rede ou de maior sucesso que esteja disponível para ajudar os novos membros ao longo do percurso. Esta é também uma boa forma de reunir pessoas que potencialmente terão novas ideias sobre como fazer evoluir o negócio.