Saiba como escolher a melhor franquia para si

Saiba como escolher a melhor franquia para si

O franchising continua a ser uma boa opção de negócio. Mas com 574 marcas a operar no mercado nacional, de acordo com o Censo de Franchising de 2016, do Grupo IFE, é difícil decidir em que negócio apostar.

Mas de acordo com a revista brasileira Pequenas Empresas e Grandes Negócios, Adir Ribeiro, sócio fundador da Praxis Business, empresa de serviços de consultoria para empresas de franchising, acredita que existe alguns passos que podem ajudar a decidir qual a melhor franquia, de acordo com o seu perfil.

Estude

De acordo com o consultor, antes de abrir um negócio é importante que aprenda o que é o franchising e quais as suas particularidades, assim como tudo o que envolve a gestão de uma empresa. Desta forma, irá evitar que o enganem e saberá tudo o que o franchisador lhe está a tentar dizer na altura de negociar o contrato.

Veja se a franquia segue as tendências

Antes de escolher uma marca, veja se está tem apostado na inovação e se segue as mais atuais tendências de mercado. Para além disso, segundo Adir Ribeiro, deve que escolher uma marca que entenda a importância de ter uma cultura própria e necessidade de formar os seus franchisados antes da entrada na rede.

Fale com outros franchisados

Um dos passos mais importantes que deve dar antes de avançar para um negócio em regime de franchising é falar com outros empresários que já tenham integrado a rede. De acordo com o consultor, as boas redes estimulam esse tipo de contacto, até porque entendem que os outros franchisados são os melhores para explicar o negócio.

Considere também as redes mais pequenas

Adir Ribeiro diz ainda que as franquias mais pequenas também podem ser uma boa opção. De acordo com o consultor, o responsável por uma franquia pode até estar à procura de “gente competente para ajudá-lo na expansão do negócio”, o que significa que pode beneficiar de algumas concessões na assinatura do seu contrato.

Gostou deste artigo?

Se pretende ler mais artigos sobre franchising, empreendedorismo e gestão, subscreva a nossa newsletter aqui

(Visited 243 times, 1 visits today)