Subway atinge as 2000 unidades no Reino Unido

Subway aposta em agentes de desenvolvimento

A marca Subway é o gigante do fast food com 34 574 restaurantes espalhados por 98 países. A marca detida pela Doctor’s Associates Inc tem como principais acionistas os seus fundadores, Fred DeLuca e Peter Buck.

Na Europa, a maior concentração de restaurantes encontra-se no Reino Unido com mais de 1 300 unidades operativas.

A expansão internacional da marca faz-se através da figura de Agentes de Desenvolvimento. Alessandra d’Agostino, franchise sales representative da marca, explica que “o agente de desenvolvimento normalmente é um franchisado que tem uma visão global do negócio que decide apostar pelo desenvolvimento da Subway na sua área. Quando aprovado, o agente de desenvolvimento desenvolve um território e ajuda os franchisados a operar os restaurantes”. “Portugal ainda não tem agentes de desenvolvimento e essa é uma grande oportunidade de negócio para futuros franchisados”, conclui a responsável.

A estratégia passa pela divisão do país em vários territórios e é atribuído um território por agente.

 

O negócio

A abertura de uma unidade oscila entre os 90 e os 160 mil euros e no “investimento inicial estão incluídos o direito de entrada, formação do franchisado, remodelação do local, equipamento, rotulação, licenças”, detalha Alessandra d’Agostino.

A formação inicial teórica e prática do franchisado tem a duração de duas semanas nos centros de formação da empresa. “A equipa recebe a formação online e posteriormente fazemos a formação no próprio restaurante nos dias anteriores à abertura”, explica a franchise sales representative.

O apoio inclui assistência global e continua em todas as áreas de negócio. Depois da abertura, o franchisado pode contar com o suporte de uma coordenadora através de telefone e e-mail. Mensalmente é realizada uma visita a cada restaurante para garantir o acompanhamento, corrigir falhas, planear ações de marketing local, etc.

A marca pretende estar presente em lojas de rua em zonas de grande movimento ou centros comerciais.

 

Gostou deste artigo?

Se pretende ler mais artigos sobre franchising, empreendedorismo e gestão, subscreva a nossa newsletter aqui