franquia de restauração

Tem uma franquia de restauração? Saiba como minimizar os desperdícios

Gerir um negócio envolve alguns riscos e quando se trata de uma rede de franchising, neste caso uma franquia de restauração, todos esses riscos são multiplicados por várias unidades. No que diz respeito a marcas de restauração, esses riscos são muitas vezes acrescidos, já que frequentemente são acompanhados de desperdício e perdas.

O site brasileiro administradores publicou recentemente um artigo em que cita dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) que mostram que naquele país, em particular, o negócio da restauração é um dos mais bem-sucedidos em regime de franchising.

Ainda assim, para obter esse sucesso é preciso que aqueles que estão à frente das unidades tenham um enorme controlo sobre os desperdícios. “Pode parecer um detalhe, mas se a gestão da rede não tiver práticas e processos adequados para minimizar os seus prejuízos, a sua lucratividade pode ser muito afetada quando assumir a operação de uma unidade”, refere a publicação.

Como explica o site, para evitar desperdícios um dos passos mais importantes é o desenvolvimento de produtos de elevada qualidade e durabilidade. Caso a produção seja feita por outra empresa, é importante ser rigoroso na aquisição de produtos e na sua logística.

“Outra característica essencial para o desenvolvimento dessa prática é a adoção do modelo de gestão e produção just-in-time. Nela, os produtos são pré-produzidos, mas finalizados apenas no momento em que são vendidos, ou seja, só saem sob procura. Dessa forma, é possível evitar o preparo excessivo de comida, reduzindo assim o desperdício a praticamente zero. A atuação just-in-time também auxilia no controlo de stock do estabelecimento, uma vez que a procura por reposição é mais bem controlada, evitando que a loja armazene mais do que é necessário ou perca a data de validade dos seus produtos”, acrescenta.

Gostou deste artigo?

Se pretende ler mais artigos sobre franchising, empreendedorismo e gestão, subscreva a nossa newsletter aqui