Vai investir numa microfranquia? Saiba o que deve fazer antes

Vai investir numa microfranquia? Eis o que precisa de saber!

As microfranquias são uma opção de negócio para cada vez mais pessoas em todo o mundo, sobretudo por força do aumento das taxas de desemprego. De baixo investimento, este tipo de negócios têm tido uma grande aceitação em países como o Brasil e, de com acordo com a revista brasileira Pequenas Empresas e Grandes Negócios, exigem alguns cuidados por parte dos franchisados. Saiba ao que deve estar atento!

1. Não seja impulsivo

Antes de investir, estude bem o mercado no qual quer apostar. Um dos maiores erros de um novo empreendedor é não dedicar algum tempo à pesquisa de marcas para perceber que alternativas estão disponíveis no mercado.

2. Certifique-se de que o franchisador tem tido sucesso

Um negócio cujo sucesso já está provado é sempre uma boa opção de investimento. Procure perceber se o negócio já teve bons resultados em regime de franchising e se pode ser uma boa oportunidade para ganhar dinheiro. Se um franchisador não tiver qualquer tipo de experiência na área de atuação e a marca não for conhecida, é melhor continuar a investigar!

3. Não seja a cobaia

Uma rede que ainda não tem qualquer franchisado pode ser um investimento de risco, até porque não pode falar com outros franchisados para saber como está a correr o negócio. Invista em redes de franchising que já estejam no mercado há pelo menos um ano.

4. Analise os custos

As microfranquias exigem investimentos iniciais baixos, mas no início do negócio é importante que tenha um fundo de maneio para garantir todas as despesas antes de começar a lucrar.