5 passos que deve dar antes de procurar investimento

5 passos que deve dar antes de procurar investimento

A preparação é a chave para o sucesso, por isso, antes de procurar investidores para o seu negócio, deve dar alguns passos essenciais para tornar a sua empresa mais atrativa, para que consiga mais facilmente ‘arrecadar’ o dinheiro que tanto precisa. De acordo com a Forbes, o foco deve estar em cinco passos prioritários.

1-      Apresente um negócio, não uma ideia

Os investidores ouvem ideias todos os dias, e apesar de muitas parecerem excelentes, nem sempre são negócios viáveis. Um plano de negócios não é suficientemente atrativo para conseguir um investidor. Deve ter um modelo de negócios estruturado e que seja possível escalar e pessoas associadas ao projeto que sejam de facto um valor acrescentado.

Para além disso, certifique-se que tem alguma experiência a dirigir o negócio antes de partir à procura de um investidor: isto permitirá explicar da melhor forma os desafios e oportunidades que tem encontrado e aumenta a sua possibilidade de conseguir obter um retorno do investimento.

2-      Demonstre que tem dinheiro para manter o negócio à tona

Mesmo que não seja muito, deve mostrar que tem algum dinheiro nos cofres da empresa e que não procura investimento simplesmente para manter as portas abertas, mas sim para fazer o negócio crescer. Os investidores sabem que é preciso dinheiro para gerar dinheiro, no entanto, não querem que o seu investimento seja usado apenas para pagar a renda de uma infraestrutura. “De forma a maximizar o dinheiro que tem antes de procurar investidores, deve tentar criar estratégias que lhe permitam fazer a empresa crescer sem assistência financeira”, explica a revista.

3-      Saiba o que precisa e o que quer

Antes de pedir, deve compreender muito bem o que está de facto a pedir. Para que é precisa de capital? Quer um investidor que entre apenas com capital ou um que possa servir de mentor para o seu negócio?

Garanta que existe transparência em todo o processo e estabeleça desde logo os seus limites com o seu investidor. Fazer estas questões e responder a elas é um dos passos mais importantes.

4-      Estude bem o que procura

Depois de saber o que quer e o que necessita do seu investidor, deve procurar investigar o tipo de investidor que quer atrair. Assista a seminários, conferências e eventos de networking para aprender com essas pessoas e para interagir com outras pessoas do meio. Perca tempo a investigar os seus potenciais investidores e quem poderá estar interessado no seu negócio.

5-      Desenvolva uma estratégia e uma visão

Deve estar preparado para discutir em detalhe os seus planos para o futuro do negócio. Isto significa, formular uma estratégia e objetivos, que podem já estar ou não no seu plano de negócio.

Questões como ‘Quero expandir o negócio?’ ou ‘Quero criar novos produtos ou serviços?’ deve ser respondidas desde logo, porque são elas o motor do desenvolvimento da empresa e da forma como o negócio é criado.