food truck

5 segredos para uma food truck de sucesso

A comida de rua, com as cada vez menos tradicionais roulottes, está na moda com conceitos que vão desde a típica sanduíche ao sushi. Este ano foi até criada em Portugal a Associação Street Food Portugal (ASFP), uma organização que nasceu como o objetivo de defender os interesses dos profissionais de street food e de impulsionar o setor. Mas porque é que estes negócios estão a fazer tanto sucesso?

Alessandra Ribeiro Simões, analista da Unidade de Acesso a Mercados e Relações Internacionais do Sebrae Minas, do Brasil, explicou recentemente à revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios que segredos estão por detrás do grande sucesso das food truck. Partilhamo-los consigo.

1. Estude (muito) o mercado

Uma pesquisa de mercado é essencial em qualquer negócio, em qualquer setor. Mas mais importante que isso é falar com empreendedores que já tenham investido num negócio semelhante ao que está a tentar criar. Desmistifique todos os mitos e esclareça todas as dúvidas antes de investir no negócio;

2. Invista na estrutura

A sua food truck não será apenas um veículos para se mover dentro da cidade. Será, sobretudo, o seu local de trabalho e de confeção dos alimentos. Certifique-se que tem tudo o que necessita;

3. Cuide do local onde prepara os alimentos

Numa food truck, os clientes estão sempre a ver tudo que faz. Por isso, tenha cuidados de higiene e de conservação dos alimentos. A sua atenção a essas questões pode fazer a diferença entre um negócio de sucesso e um negócio ruinoso.

4. Prepare-se emocionalmente

De acordo com a especialista, trabalhar numa food truck não é fácil, até porque existem imensos fatores que não conseguirá controlar a influenciar o negócio, como a meteorologia. Seja persistente e não desista no primeiro obstáculo.

5. Faça parcerias

Participe em eventos, como feiras gastronómicas, que são excelentes oportunidades para dar a conhecer o seu negócio, e tente fazer parcerias com empresas que potenciem e que sejam complementos do seu negócio.

(Visited 556 times, 1 visits today)