72% dos portugueses já fazem compras na Internet

Um estudo do Observador Cetelem refere que o consumo através da Internet é já uma tendência transversal a toda a Europa. Em Portugal, 79% dos consumidores espera fazer compras através da Internet no futuro, um aumento face aos 72% atuais. 

Entre 2011 e 2012, o mercado do e-commerce europeu passou de 254 mil milhões de euros para mais de 305 mil milhões, uma progressão superior a 20%. O e-commerce já se tornou numa realidade que obrigou a criar novos modelos de distribuição e que permitiu o aparecimento de intervenientes mundiais em poucos anos.

Entre 2009 e 2011, o número de empresas comerciais na Internet aumentou 26,5%. Relativamente às compras feitas neste mercado, os Franceses, os Alemães e os Britânicos representam cerca de 70% do total europeu.

Segundo o estudo do Observador Cetelem, a preferência pelas compras nas lojas físicas e a falta de confiança, ainda é uma limitação às compras online. Outro parâmetro analisado no estudo, é a questão do pagamento online. Na Europa Ocidental, os consumidores são ainda céticos em relação a este modelo, muito mais do que na Europa de Leste, onde os receios residem na qualidade do produto, que não é verificável através do ecrã do computador. 

(Visited 20 times, 1 visits today)