77% dos portugueses utilizam o tablet em todo o lado

77% dos portugueses utilizam o tablet tanto em casa como fora. A conclusão é do mais recente estudo da Samsung com a NetSonda que avalia ‘O Papel da Mobilidade no Trabalho’ e que pretende refletir a realidade do mercado nacional.

Numa nota enviada às redações, a Samsung explica que a análise “determina como se encontra este segmento em Portugal, retirando conclusões sobre a carga horária de utilização dos tablets, o tipo de utilização e conteúdos consumidos pelos tablets, conclusões sobre os locais de utilização e o tipo de consumidores do mesmo e ainda quais as verdadeiras percentagens da utilização pessoal e profissional dos equipamentos.”

O documento revela que os tablets são equipamentos cada vez mais valorizados e procurados pelos utilizadores portugueses, não só por serem portáteis, mas também porque “a sua tecnologia de ponta permite-lhes processar tarefas profissionais e, também, disponibilizar conteúdo multimédia com alta qualidade.”

Segundo o estudo, 64% dos inquiridos possuem um tablet, e 70% destes são utilizadores intensos (Heavy Users). Esta utilização encontra sentido na utilização média dos inquiridos, estabelecida entre 80 a 90 minutos por dia.

Ainda de acordo com a tecnológica, “o futuro do local de trabalho será moldado pelas ferramentas utilizadas e essas ferramentas estão a tornar-se cada vez mais móveis, inteligentes e interligadas. Novos ecrãs ligados mantêm os utilizadores constantemente conectados a serviços que utilizam a nuvem, o que significa que se está a tornar possível trabalhar a qualquer hora, em qualquer lugar – desde que exista uma ligação à rede.”

O estudo confirma esta tendência e revela que a utilização em casa é feita maioritariamente na Sala de Estar (84%) e, fora de casa, no Local de Trabalho / Escola / Universidade (62%).

Para além disso, quando utilizado para fins profissionais, as principais funcionalidades do tablet a que os portugueses recorrem são a leitura de emails (88%), a pesquisa online (80%) e a leitura de jornais e notícias (53%).

Mais, “a grande maioria dos inquiridos utiliza o seu tablet tanto em casa como fora (77%), o que acaba por confluir com aquilo a que a Samsung cunhou de “Work-life Blend”, onde graças à mobilidade, os utilizadores conseguem desempenhar funções profissionais em casa, ao mesmo tempo que conseguem resolver questões pessoais no trabalho.” Por outro lado, o horário prioritário de utilização do tablet é, para 65% dos inquiridos, depois de jantar, durante o serão.

“Este estudo surge, não só, para podermos continuar o trabalho começado pelo estudo Techonomics Index 2015 e ir mais a fundo nas suas conclusões, mas também devido à vontade da Samsung em poder conhecer melhor o consumidor português e os seus hábitos de consumo. Com os dados que recolhemos, conseguimos, também, apresentar uma visão abrangente do mercado nacional de tablets, as funções mais utilizadas e a sua preponderância nas casas dos portugueses”, refere Inês Costa, Consumer and Market Insights Manager da Samsung Portugal.“Os dados alcançados mostram-nos que 59% dos inquiridos afirmam utilizar o tablet para fins pessoais, ao passo que 39% utilizam-no para fins pessoais e profissionais, reforçando ainda mais a utilização deste equipamento enquanto uma ferramenta que permite ao utilizador equilibrar a balança entre a vida pessoal e profissional”.