83% dos portugueses usa as redes sociais várias vezes ao dia

95% dos portugueses visita uma rede social pelo menos uma vez por dia e 83% visita estas plataformas várias vezes ao dia. A conclusão consta do estudo ‘Os Portugueses e as Redes Sociais’, da Marktest, que revela ainda que os inquiridos dedicam em média 93 minutos por dia às redes sociais.

Segundo o estudo, é ao fim-de-semana que a maioria (68%) diz concentrar a maior fatia do tempo que investe à sua presença nas redes sociais, dedicando a sua atividade nestas plataformas sobretudo a enviar mensagens ou a usar serviços de chat (78%), a ler notícias (67%) ou a comentar publicações de amigos (65%).

O smartphone é o equipamento mais usado para aceder às redes sociais (com 89% de referências), com os inquiridos a referirem que realizam outras tarefas enquanto navegam pelo Facebook e pelo Instagram ou enquanto trocam mensagens pelo WhatsApp ou Messenger. 58% diz que vê também televisão, 44% diz ouvir música e 37% diz conviver com a família ou amigos.

No que respeita aos hábitos de publicação de informação nas redes sociais, a frequência é inferior à da visita: 57% dos inquiridos refere que publica pelo menos uma vez por dia, e 43% refere mesmo atualizar informação várias vezes por dia. A maioria (75%) assume que publica algo pelo menos uma vez por semana.

O número médio de posts ou tweets publicados entre os inquiridos é de dois por dia ou 11 por semana. As fotos ou imagens são as publicações mais frequentes (74%), seguidas de textos próprios ou links para notícias ou outros textos. Entre os utilizadores mais jovens, dos 15 aos 24 anos, as stories surgem como o segundo tipo de publicação mais frequente.

“Embora o Facebook continue a ser, de forma destacada a rede social com maior notoriedade e mais usada pelos portugueses – com 95% de utilizadores de redes sociais a assumir ter aí conta –, a rede criada por Mark Zuckerberg tem vindo a perder terreno para o Instagram e para o WhatsApp em matéria de notoriedade e de acesso por parte dos portugueses. Mas não só: quando questionados sobre qual a rede social mais actual, os inquiridos destacam o Instagram em primeiro lugar, e, quando a pergunta é sobre a rede mais credível, a mais citada é o LinkedIn. Ainda assim, quando questionados sobre a opinião que têm sobre as várias redes sociais, os portugueses continuam a destacar o Facebook como rede de referência: é a rede social indicada em primeiro lugar quando é pedido aos inquiridos que citem a rede que mais gostam, a que divulga informação mais útil, a mais interessante ou a mais viciante”, indica ainda o estudo.

Gostou deste artigo?

Se pretende ler mais artigos sobre franchising, empreendedorismo e gestão, subscreva a nossa newsletter aqui