Acordo com Fundo Europeu de Investimento permite à SPGM financiar PME com 203 milhões

A SPGM, gestora dos sistemas nacionais de garantia mútua, e o Fundo Europeu de Investimento, assinaram ontem (31 de janeiro) um protocolo que irá fazer chegar às micro, pequenas e médias empresas portuguesas 203,125 milhões de euros.

Será este o valor global dos investimentos que a banca portuguesa vai financiar nos próximos três anos, através de uma linha de garantias criada com o apoio do Fundo Europeu de Investimentos.

A assinatura deste protocolo teve lugar no 5º Fórum Empreendedorismo em Santa Maria da Feira, promovido pelo sistema nacional de garantia mútua. Esta nova linha de garantias torna-se assim na primeira que uma instituição nacional acorda com o Fundo Europeu de Investimento ao abrigo do Programa-Quadro para a Competitividade e Inovação.

“É muito gratificante para mim estar em Portugal para assinar o primeiro acordo entre o FEI e uma entidade portuguesa vocacionada para o financiamento às PME no âmbito do CIP”, referiu Alessandro Tappi, chefe da divisão de Garantias, Securitização e Microcréditos do principal fundo do Banco Europeu de Investimento. “Com este passo, o sistema de garantia mútua português ficará mais robusto e a banca em condições de aumentar o financiamento da economia, para que as empresas possam desenvolver os seus negócios num ambiente mais favorável”, acrescentou.

A linha FEI 2013 do sistema nacional de garantia mútua, explica o presidente da SPGM, permitirá à banca garantir até 80% do risco em projetos de investimento abaixo dos 1,5 milhões de euros. As quatro sociedades de garantia mútua portuguesas (Norgarante. Lisgarante, Garval e Agrogarante), por sua vez, beneficiarão de uma contragarantia de 80% do FCGM em todas as operações efetuadas ao abrigo desta nova linha, a que podem aceder empresas de quase todas as atividades económicas localizadas em território nacional, com situação regularizada juntos da Administração Fiscal e da Segurança Social e com crédito na banca.

(Visited 16 times, 1 visits today)