AICEP lança programa de incentivo à internacionalização para PME

A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) lançou uma nova iniciativa direcionada para pequenas e médias empresas (PME), o programa “Novos Exportadores”. 

Trata-se de um projeto piloto que pretende, por um lado, “contribuir para melhorar a gestão estratégica e operacional das PME” e, por outro, “contribuir para o alargamento da base exportadora nacional”, diz a AICEP em comunicado.

De acordo com o regulamento da iniciativa, este programa visa especificamente “apoiar a internacionalização de um conjunto restrito de pequenas e médias empresas não exportadoras, exportadoras pontuais ou não exportadoras para o mercado alvo, os EUA, com elevado potencial de inovação e capacidade de internacionalização”.

Na prática, as empresas selecionadas terão a oportunidade de ter “acompanhamento de consultoria especializado, por empresa, sobre os aspetos da internacionalização, assim como definir e planificar a sua estratégia de abordagem ao mercado alvo”.

Segundo o documento oficial da AICEP, no final do programa, será organizado um roadshow ao mercado, o qual integrará um encontro com agentes económicos e uma sessão de trabalho sobre tendências dos setores representados e respetivo comportamento de consumo.

O programa irá decorrer num período máximo de seis meses a seguir à seleção das empresas, estando prevista a sua conclusão no primeiro semestre de 2014.

(Visited 12 times, 1 visits today)