AIP e AEP lançam programa de consultoria e financiamento para PME

AIP e AEP lançam programa de consultoria e financiamento para PME

As associações AEP e AIP lançam esta semana o programa ‘Finance for Growth’, uma iniciativa para pequenas e médias empresas (PME) de Santarém, Leiria, Porto, Aveiro e Famalicão que para além de consultoria especializada e formação, irá dar acesso a fontes de financiamento alternativas à banca.

De acordo com as associações, estão neste momento a decorrer sessões de apresentação junto das empresas para as sensibilizar para a participação num programa de formação gratuito para aprenderem a desenvolver planos de negócio.

Paulo Caldas, diretor de Economia, Financiamento e Inovação da AIP, explica em declarações à Lusa que neste momento está a ser oferecida aos empresários destas regiões consultoria “de alto nível”, com formação executiva no terreno, descentralizada, que, no mercado, custaria 35 000 a 50 000 euros. O objetivo, diz, é fazer com estas empresas criem planos de negócio sustentados e, assim, aceder a credores e investidores nacionais e internacionais.

O programa, cofinanciado pelo Compete 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, tem entre os seus parceiros a Euronext, a Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), a Caixa Geral de Depósitos, no âmbito do programa Capitalizar, e a Universidade Católica.

As empresas que integrarem o programa participarão em seis sessões para avaliar a empresa do ponto de vista da gestão de risco e “induzir à mudança e à inovação”, trabalho a ser desenvolvido em “laboratórios” e que culminará com um plano de negócios “com ações concretas” e que será apresentado a potenciais investidores e financiadores.