APBA integra nova rede europeia de Business Angels

As Federações Nacionais e as Associações Nacionais de Business Angels mais importantes da Europa uniram forças para criar uma Confederação única, a BAE – Business Angels Europe. 

A criação desta nova rede europeia tem como principal objetivo aumentar a visibilidade das comunidades de business angels, estimular o investimento cruzado entre países e fazer com que estas tenham uma voz mais ativa junto dos decisores políticos europeus.

As federações e associações, cujo papel é fundamental para o desenvolvimento da atividade de business angels de cada país, decidiram juntar-se para se apoiar mutuamente e ligar eficazmente o ecossistema deste tipo de investimento por toda a Europa. Nesse sentido, a Business Angels Europe funcionará como uma plataforma, incentivando a espontaneidade e a iniciativa associadas aos investimentos em startups em cada país. 

“O investimento dos business angels é um dos principais drivers do empreendedorismo e da inovação, e os decisores políticos estão cada vez mais interessados no papel das comunidades de business angels e na forma como estas podem potenciar a atividade económica e o crescimento a nível nacional e europeu. Contudo, do ponto de vista europeu, atravessamos um momento decisivo no que respeita às políticas de apoio ao empreendedorismo”, explica João Trigo da Roza, presidente da APBA.

A Business Angels Europe apresenta, assim, como objetivos estratégicos oferecer às comunidades a oportunidade de beneficiar de uma voz única e coordenada, junto das instituições europeias; desenvolver um ambiente fiscal, político e regulatório favorável para o crescimento do mercado de business angels; partilhar conhecimento e experiência e, sobretudo, promover o investimento cruzado em toda a Europa.

O ato de fundação foi assinado no início do ano, por federações e associações congéneres de países como França, Itália, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Holanda, Bélgica e Escócia, e a entrada de Portugal na lista de países membros, representada pela APBA, foi votada por unanimidade.

(Visited 15 times, 1 visits today)