As tendências que vão mudar a formação da sua equipa

Os últimos anos têm sido de debate acerca do impacto da transformação digital nas organizações. Discutimos a possibilidade de as máquinas virem para ficar com os nossos postos de trabalho e até a demora no investimento necessário para integrar novas tecnologias nas empresas.

Num artigo recentemente publicado no site Chief Learning Officer, Steve Pugh, Diretor de Formação Digital na empresa britânica IMC, revela aquelas que acredita que serão as maiores tendências no mercado de formação e desenvolvimento em 2019. O mais importante? Estão todas relacionadas com ferramentas digitais e o ‘mundo de possibilidades’ que vieram oferecer às organizações.

  1. Mobile Learning

Se pensar no seu dia-a-dia, tanto em contexto profissional como pessoal, perceberá que utiliza múltiplos dispositivos. É por isso que a formação deve, mais do que nunca, estar acessível através de diversos dispositivos, oferecendo aos formandos uma experiência integrada e flexível.

O vídeo é, na opinião, do especialista, uma das melhores formas de “combinar entretenimento, informação e simplicidade para enriquecer os conteúdos consumidos através de dispositivos mobile”. Para além disso, sabe-se já que há cada vez mais formandos a fazer downloads de conteúdos para os seus smartphones para aceder mais tarde, nomeadamente cursos em formato digital.

  1. Ecossistema de aprendizagem

O estudo ‘2018 Workplace Learning Report’, do LinkedIn, mostrou-nos que 68% dos colaboradores das organizações preferem aprender no seu local de trabalho, que 58% preferem aprender ao seu próprio ritmo e ainda que 49% querem ter a possibilidade de aprender quando sentem essa necessidade. Os departamentos de Formação e Desenvolvimento das organizações estão mais do que nunca a ser pressionados para garantir um ecossistema de aprendizagem que corresponda às expetativas das suas equipas. Depender de um único modelo já não é o suficiente!

  1. Inteligência artificial

A formação do futuro utilizará inteligência artificial para criar uma experiência de aprendizagem adaptada às necessidades individuais de cada formando. De acordo com o especialista, “introduzir aprendizagem adaptativa numa estratégia de formação é uma excelente forma de melhorar o engagement do formando”. Os chatbots com IA serão, assim, uma das maiores tendências de Formação em 2019, com estas ferramentas a serem integradas em processos de formação para simular conversas entre um formando e um computador com capacidade para responder a dúvidas.