Banif apresenta novo programa de aceleração de startups

Foi no evento de comemoração do 1º aniversário do ‘Startup Campus powered by Banif’, em Lisboa, que a instituição apresentou o seu novo programa de aceleração de startups, o ‘Discoveries’, um projeto que conta com patrocínio principal do Turismo de Portugal e o apoio da NOS e que arranca já em agosto, destinando-se a projetos nacionais ou estrangeiros.

“No último ano apoiámos mais de 120 empreendedores, acolhemos cerca de 42 startups incubadas e realizámos mais de 50 eventos. A Fábrica de Startups procura orientar os novos empresários na construção e lançamento do seu modelo de negócio e nesse aspeto 2014 revelou-se um grande sucesso, muito devido ao contributo de todos os mentores. Em 2015 lançamos um novo desafio, agora no setor do turismo”, referiu o CEO da Fábrica de Startups, António Lucena de Faria, em jeito de balanço, no seguimento da apresentação do programa Discoveries.

Portugal é reconhecido internacionalmente pelo ambiente favorável ao empreendedorismo, tendo sido o 3º país no ranking de Aceleração de Startups em 2014 e ocupando o 5º lugar entre os países europeus em termos de facilidade na criação de empresas. Segundo os dados do Ministério da Economia, entre 2013 e 2014 foram criadas 35 mil empresas e 50% da empregabilidade foi gerada por empresas com atividade há menos de cinco anos.

O Ministro da Economia, António Pires de Lima, esclareceu, à margem do evento, que “a economia só se cria se houver novos atores no mercado. O desenvolvimento económico de hoje é feito de empresas competitivas capazes de caminhar pelo próprio pé, sendo fundamental que atuem em setores concorrenciais. A atitude de empreendedor prende-se em larga medida na capacidade de trabalhar fora da zona de conforto. Estamos a ver prosperar uma Fábrica que dá um contributo fundamental para a recuperação da economia.”

A Fábrica de Startups é uma aceleradora de startups que, através de programas de aceleração, incubação, eventos e várias iniciativas, visa apoiar a criação, desenvolvimento e internacionalização de projetos empresariais com potencial de crescimento global. No total dos seus programas a Fábrica de Startups já ajudou mais de 1000 empreendedores a desenvolverem as suas ideias de negócio. No seu primeiro ano de atividade, o Startup Campus powered by Banif recebeu mais de 120 empreendedores, incubou mais de 40 empresas e realizou mais de 50 eventos, entre formações e workshops.