Buyable Pins do Pinterest vão permitir comprar diretamente na rede social

A rede social de partilha de imagens e fotografia Pinterest apresentou esta semana uma inovação que irá revolucionar a forma como compramos online. Os ‘buyable pins’, como foi batizada a solução, introduzem um botão ‘Comprar’ em ‘pins’(os posts desta rede social), permitindo aos utilizadores comprar produtos diretamente no Pinterest.

Ben Silbermann, CEO do Pinterest, explicou na apresentação da solução que “o Pinterest já era desenhado para funcionar como um catálogo, por isso, queríamos introduzir ‘pins’ que se pudessem comprar em páginas que os utilizadores já conhecessem. Os ‘buyable pins’ são simples e serão uma forma segura de comprar produtos dentro do Pinterest”.

Assim, estes novos ‘pins’ aparecerão a azul no canto superior direito dos posts dos produtos e possuirão informações como preço e opções de pesquisa de diferentes cores ou modelos. Os utilizadores terão apenas que clicar nesse botão para poderem comprar o produto. Já os pagamentos poderão ser feitos por cartão de crédito ou via Apple Pay.

Entre os primeiros retalhistas a aderir à inovação contam-se já a Macy’s e a Neiman Marcus que, de acordo com a imprensa internacional, ficarão com todas as receitas das vendas de produtos no Pinterest, uma vez que a rede social não cobrará nada pela utilização dos ‘buyable pins’. Ao invés, o Pinterest pretende arrecadar receitas com ‘buyable pins’ promocionais e publicidade.

A solução será lançada nas próximas semanas nos Estados Unidos da América para utilizadores de dispositivos iOS (iPad e iPhone). Já os utilizadores de Android ou de versões desktop do Pinterest terão que esperar um pouco mais para experimentar a inovação.