Capacitar e Concretizar são as palavras de ordem da Academia de Comércio de Lisboa

A Academia de Comércio de Lisboa nasceu de uma ideia de Marta Miraldes, diretora da SBI Consulting, que se uniu a João Remondes do Daring Project, à União das Associações do Comércio e Serviços e à área de Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa para fazer nascer este projeto.

Marta Miraldes, criadora do conceito, diz que a ideia surgiu porque se deparou com uma falha ao nível das iniciativas de estímulo em Lisboa. “Há muitas (iniciativas) para projetos tecnológicos e de empreendedorismo social, que são importantes, mas não para a área do comércio, principalmente do tradicional”.

Paulo Carvalho, diretor da área de Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa, disse à Negócios&Franchising que acredita que “a Academia de Comércio de Lisboa é um projeto que pode ser decisivo para o setor e até tornar-se numa plataforma com mais parceiros e projetos, evoluindo e transformando em algo de muito importante, não só para o comércio”.

Os objetivos deste novo projeto são identificar as necessidades, motivações e estratégias operacionais do setor do comércio, estabelecer diretrizes ao nível da gestão operacional do negócio, facilitar ferramentas e metodologias potenciadoras de melhorias, promover e partilhar conhecimentos e aplicar as metodologias na gestão diária do negócio.

“A Academia vai ser centrada no ‘fazer’, não será um processo de formação habitual, porque ‘vamos dar cana e explicar como usar a cana, mas são eles que vão fazer o trabalho”, acrescenta Marta Miraldes.

Os responsáveis pelo projeto dizem ainda que vão apostar numa divulgação de proximidade, chamando juntas de freguesia e associações locais, que conhecem os comerciantes do seu bairro e as suas motivações.

Em setembro tem início o primeiro programa de capacitação de longa duração, três meses, cujas inscrições começam em junho. A seleção será feita com os candidatos em reuniões presenciais.

Viste a página de Facebook da Academia de Comércio de Lisboa aqui.

(Visited 33 times, 1 visits today)