Capgemini prevê aumento de 20,7% no volume de vendas do comércio eletrónico

A consultora Capgemini divulgou o estudo “Evolving E-Commerce Market Dynamics” onde prevê um aumento de 20,7% no volume de vendas relacionadas com o comércio eletrónico.

De acordo com a consultora, “a evolução do comércio eletrónico tem sido rápida e global, graças à massificação da Internet e à diversificação dos mercados e dos modelos de distribuição”.

No estudo é também dito que o crescimento das vendas no comércio eletrónico se deve sobretudo ao elevado crescimento das economias emergentes. Os valores atingidos pelo e-commerce nos últimos anos mostram uma evolução contínua, “cada vez mais rápida e global”, destaca Vanessa Loureiro, senior manager Consulting Services Transformation da Capgemini.

Outro fator que explica este crescimento é a globalização e a diversificação dos mercados. “Não só as empresas cada vez mais se posicionam como um “all-borders-suplier” como se alarga o portefólio de produtos/serviços oferecidos”.

Para a senior manager Consulting Services Transformation da Capgemini, as empresas em Portugal devem apostar ainda mais na “digital transformation” das suas ofertas, repensando todo o processo de go-to-market para que este se adeque às necessidades cada vez mais exigentes dos consumidores digitais.

“Os consumidores atuais procuram um experiência de compra multicanal, interativa e em tempo real. Não cumprir essas expetativas pode transformar num fracasso o melhor dos produtos”, conclui Vanessa Loureiro.