CEO da Popeyes ensina os quatro pilares para um franchising de sucesso

A CEO da rede de restaurantes Popeye’s, Cheryl Bachelder, partilhou recentemente na Convenção Anual da International Franchise Association, os quatro pilares para um franchising de sucesso. A rede de restaurantes fundada nos Estados Unidos da América conta atualmente com cerca de 2000 unidades em 31 países.

Para a executiva, um dos segredos para um franchising de sucesso é “construir uma marca única”. Para diferenciar as características da marca, a Popeye’s investiu na inovação culinária e criou uma rede de colaboração que colocou chefs e franchisados a recolherem as opiniões dos clientes para desenvolverem produtos novos e investiu na publicidade em canais nacionais. Com esta aposta, a marca obteve um crescimento de 6% na quota de mercado do produto nos Estados Unidos da América.

Cheryl Bachelder refere também que outro dos pilares para o sucesso é “manter o foco na experiência do cliente”. A rede de restaurantes criou recentemente um sistema de feedback por smartphone que permite aos clientes darem a sua opinião sobre os restaurantes. Segundo a CEO, “é preciso medir sempre as vendas, a eficácia da formação dada os colaboradores e os lucros. Com esses números, cada restaurante recebe uma pontuação mensal.”

O terceiro segredo para o sucesso de uma unidade franchisada é “aumentar os lucros todos os trimestres”. Todos os trimestres, cada unidade da Popeye’s partilha os seus resultados com um conjunto de consultores da empresa que decidem quais as melhores estratégias a adotar.

Segundo Cheryl Bachelder, se investir nos três primeiros “pilares” torna-se mais fácil cumprir o quarto, “expandir a rede de unidades franchisadas”.