Cinco perguntas que deve fazer antes de adquirir um franchising

O SoyEntrepreneur.com divulgou uma lista com cinco perguntas que todos os empresários devem fazer antes de adquirirem uma unidade de franchising de qualquer marca. De acordo com o site, deve optar-se em primeiro lugar por marcas reconhecidas, por conceitos que permitam aos proprietários aplicar os seus talentos e definir os objetivos e as necessidades.

A primeira pergunta a fazer é “esta marca dá-me toda a informação de forma clara?”. Os futuros franchisados devem tentar perceber se a empresa fornece todos os dados de forma simples ou se tenta dificultar o acesso a toda a informação. Para além disso, devem tentar saber o que dizem os clientes e outros franchisados em relação à marca.

Em segundo lugar, devem perguntar “este setor está preparada para o sucesso?”: os novos empresários devem analisar o mercado em que estão a tentar entrar e tentar saber se é um mercado de sucesso ou não.

Segundo o SoyEntrepreneur.com, os empreendedores devem ainda questionar-se se as suas capacidades/conhecimentos coincidem com as necessidades da marca. Muitos modelos de negócio em franchising implicam que o proprietário tenha vários conhecimentos, nomeadamente de gestão.

Os novos franchisados devem ainda questionar se têm dinheiro suficiente para comprar o modelo de franchising que desejam e explorar as opções mais indicadas para o seu orçamento. Em último lugar, a pergunta mais importante a fazer é se ter um negócio em regime de franchising o vai deixar feliz. Os novos empreendedores devem perceber que ter um negócio implica investir dinheiro, mas também muito tempo, o que os pode obrigar a abdicar de algumas coisas. A opção deve ser sempre por um negócio que seja do seu agrado.