Coloque a sua empresa a crescer

Abrir um negócio próprio é o sonho de muitas pessoas, mas gerir uma empresa não é tarefa fácil, especialmente fazer com que cresça e que se mantenha sustentável. De acordo com a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, existem, no entanto, alguns passos que se podem seguir para crescer. Partilhamos alguns consigo.

Automatizar as finanças

Muitas pequenas empresas ainda usam o ‘velho’ Excel para controlar as suas finanças, método que para além de consumir tempo e trabalho na atualização pode não ser suficiente para gerir todas as operações da empresa.

De acordo com a revista, é importante adotar uma solução online que faça atualizações e backups automaticamente em ambiente seguro.

Definir metas

Definir de forma clara e estruturada todos os objetivos que devem cumpridos é também uma forma de tornar uma empresa mais eficiente. “Faça planeamento a médio e longo prazo e não apenas para o mês seguinte”, explica a publicação.

Um empresário de sucesso deve ter uma visão abrangente da empresa e as decisões tomadas hoje podem influenciar diretamente o sucesso dos projetos futuros.

Respeitar orçamentos

Listar despesas, considerar os rendimentos que se irão obter, prever os meses seguintes e seguir o orçamento estabelecido são passos “imprescindíveis para uma gestão financeira eficiente”.

Utilizar a Internet a favor da empresa

Atualmente, a oferta de know-how, formação, informação sobre finanças e gestão de empresas na Internet é imensa. “Muitas dessas informações são de livre acesso. Dedique tempo a aceder a esse tipo de conteúdos para melhorar o seu conhecimento empresarial”, conclui.