Comissão Europeia apoia PME com 117 milhões de euros em novas subvenções

Cerca de 275 pequenas e médias empresas vão receber um total de 117 milhões de euros em novas subvenções a partir do programa Horizonte 2020, programa de financiamento da investigação e inovação da UE.

Em comunicado, a Comissão Europeia explica que o objetivo é “ajudar as pequenas empresas inovadoras a levar as ideias do laboratório para o mercado, contribuindo para gerar crescimento e emprego para a Europa.”

A Comissão Europeia selecionou já 78 PME de 18 países para receber uma subvenção que poderá atribuir a cada uma subvenção até 2,5 milhões de euros (5 milhões para projetos em matéria de saúde) para financiar atividades de inovação e o desenvolvimento dos seus planos de negócios. As empresas terão também o direito de beneficiar de um máximo de 12 dias de orientação empresarial.

Para além disso, outras 199 PME de 25 países, envolvidas em 178 novos projetos, foram selecionadas na última ronda da fase 1 do Instrumento para as PME. Para cada projeto, os participantes receberão 50 000 euros para financiar estudos de viabilidade.

Desde o lançamento do programa, a 1 de janeiro de 2014, foram selecionados para subvenções da UE, no âmbito da fase 1 do Instrumento para as PME, 333 projetos com a participação de 361 PME, num total de 16,7 milhões de euros. 

(Visited 24 times, 1 visits today)