Como acelerar o crescimento de uma startup? Explicamos-lhe

Tirar uma boa ideia do papel nem sempre é fácil e as startups, ou empresas em fase inicial, frequentemente deparam-se com vários desafios para conseguirem prosperar no mercado. De acordo com o site Brasileiros, entre os obstáculos mais comuns estão “a estruturação do modelo do negócio”, “encontrar profissionais alinhados com a cultura da startup”, “o financiamento” e “definir o produto”.

Se está numa destas situações e quer acelerar o crescimento do seu negócio, saiba que estas dicas o podem ajudar.

  • Identifique uma oportunidade para inovar

Todos os dias surgem novas empresas e projetos inovadores, mas muitos empreendedores esquecem-se de estruturar os seus modelos ao focarem-se em apenas uma ideia. De acordo com a publicação, que ouviu vários especialistas, esse é um dos erros mais comuns. Para ser bem-sucedido tem que encontrar um problema que ainda não tenha uma solução e propor-se a resolvê-lo com o seu negócio.

  • Crie um produto funcional

A ideia até pode ser boa, mas o produto precisa de estar preparado para ser introduzido no mercado. “É preciso rever as questões da aplicabilidade da tecnologia. Caso o produto envolva pesquisa de materiais, o empreendedor precisa de dedicar tempo e, muitas vezes, recursos para pesquisa científica, firmar parcerias com investigadores da área e chegar a uma solução viável”, indica a revista.

  • Junte uma equipa multidisciplinar

Numa empresa pequena e em fase inicial é fundamental que todos os colaboradores sejam uma espécie de ‘MacGyver’ e que tenham competências que se complementem. Numa fase mais avançada do negócio, procure encontrar as pessoas mais especializadas, sobretudo nas áreas que quer desenvolver.

  • Conheça a sua concorrência

Não conhecer bem a sua concorrência é um dos maiores erros que pode cometer. “Os empreendedores tendem a percecionar como concorrente apenas as soluções idênticas às suas”, refere a revista. Contudo, a sua ideia pode ser comparada a qualquer outra que tenha a capacidade de resolver o problema do consumidor, seja muito boa ou muito má. Nunca se esqueça disso.

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