Como converter um negócio em franchising

O site Quéfranquicia.com publicou recentemente uma lista dos requisitos que um empreendedor deve cumprir antes de transformar o seu negócio numa marca de franchising.

De acordo com a publicação, o empresário deve partir de um modelo franchisável, isto é, deve tentar perceber se “o negócio é suficientemente simples para se poder replicar em diferentes áreas geográficas.”

Em segundo lugar, o empreendedor deve criar um bom plano de negócios. Para o Quéfranquicia, isto significa “um plano que estabeleça as bases que permitam que a marca comece a operar em franchising”, como os pagamentos iniciais, as margem sobre os produtos, a formação e processos de comunicação para os franchisados e os planos de estrutura, como o número de colaboradores necessários para cada unidade.

Segundo o site, os empreendedores devem também pôr em marcha um plano de expansão exigente. “Na hora de selecionar os candidatos à entrada na marca, devem estabelecer-se uma série de requisitos mínimos exigíveis. A solvência economia dos candidatos, por exemplo, é um dos primeiros condicionantes ao processo.”

Por fim, os empreendedores devem criar um plano de formação inicial para que os franchisados repliquem o modelo de negócio de forma adequada.